Melhor que o Telegram?

É o que dizem do Delta Chat. Vamos ver o que raios isso tem de bom.

Com todo mundo reclamando do Fecalbook™, muitos migraram do WhatsLixo™ pra outras plataforminhas-de-deixar-doido como o Telegram ou o Signal. Até o ICQ tem gente usando de novo. Fora a paranóia da privacidade.

Mas o que todos esses acima têm em comum que o Delta Chat não tem? A necessidade de um número de telefone. A plataforma é open-source e precisa de um endereço de email para ser usado, algo que dá pra fazer num Protonmail.

Todo bom fake preza pela privacidade

Algo que Os 99% não usariam e nem saberiam fazê-lo, é utilizar seu próprio email como server das mensagens via protocolos IMAP. Só você teria acesso às suas mensagens, que estariam na sua casa, no seu quarto, perto do poster do Meu Pequeno Príncipe ao lado dos cosplay de Sailor Moon. Ninguém teria sua database a não ser você.

Ainda nesse quesito, os outros mensageiros dependem de seus preciosos servers para funcionar, o Delta Chat usa O Seu™. Mas se ele cair, é apenas utilizar outro server até o outro voltar, mudando o domínio DNS sem precisar mudar a conta de email.

Servidor preciooooso…

Mais um problema que o Usuário Médio™ encontraria seria a criptografia se acaso mudar de server. A mesma teria de ser copiada para todos os server que usar.

As chamadas de áudio/vídeo também são possíveis, mas dependem de outras soluções, já que esse tipo de comunicação não é compatível com o IMAP ou SMTP. É possível utilizar o Jitsi Meet, criando um link direto para tal…. o que é tão simples quanto pedir pra Sua Mãe™ trocar uma lâmpada quente de vapor de mercúrio no topo de um poste energizado durante um tornado num apocalipse zumbi. Easy peazy!

Simples assim!

Então o Delta Chat é difícil mesmo de usar? Dá pra usar no celular? No PC? RODA NO LINUX????

….essa merda roda até no iOS se você realmente quiser tentar.

A maior parte dos usuários são de localidades onde há restrições quanto aos clientes, ou quando estes abrem as pernas pro governo poder ver até o útero de Sua Avó™. Nesses lugares até tentam bloquear o uso do Delta Chat, mas disponibilizam o .apk para a instalação na unha.

Instalado com sucesso!

Claro que como em todo mensageiro, usamos stickers e gifs e… SÓ QUE NESSE NÃO. Ao menos não ainda, já que dá pra enviar vídeos, áudio e até os utilíssimos emojis, portanto deve ser uma questão de tempo para a implementação.

Éééééééééé… não achei feio…

Adicionar bots deve ser divertido, já que basta tê-los ligados a um server – ou email – mas algo que ultimamente anda sendo útil são os canais. Os desenvolvedores do Delta Chat têm um, mas é basicamente um workaround baseado em um grupo.

A fonte de onde tirei a maioria das informações lustrou a berinjela até se ver nela, mas esqueceu que o fez numa corda bamba num incêndio no orfanato. Parece ser difícil demais pro Cidadão Mundial Médio™ usar em sua plenitude – o WhatsApp é moleza perto dele.

Falando em WhatsApp, estou desde domingo sem o app e começo a sentir uma paz, similar àquela que senti quando saí do Facebook. Menos ruído, menos lixo…

Então, prontos para O Futuro™?

Fonte: Pocketnow

Author: Eric Mac Fadden