Conserto onde eu quiser

Há um tempo as empresas que têm cu medo de suas patentes esmiuçadas por clientes – esses maníacos! -, pirateiros ou chineses na Santa Ifigênia fazem cara feia quando alguém que compra seu produto queira repará-lo em algum lugar não autorizado ou por si mesmo.

A nossa velha conhecida Manzana Del Diablo™ é de longa data uma praticante assídua do boicote ao cliente, sendo apenas ela dona da razão e inclusive bloqueando peças como baterias, botões e cabos, só pra forçar o consumidor a comprar os oficiais/consertar com mágica.

Mas não são apenas gadgets que possuem esse problema causado pelas próprias fábricas, as máquinas agrícolasestas delícias – também são vítimas dessa “proteção de propriedade intelectual” e num nível maior: sequer um mísero parafuso ou emenda de um cabo para um reparo emergencial é permitido. Estamos falando da ferramenta de trabalho que custa MUITO caro e que um dia parada representa um custo MUITO alto para um produtor, podendo atrasar uma safra inteira com máquina parada.

Isso, colhe vadia! Não, pera…

E quem seria a Apple das máquinas agrícolas? Claro a empresa que desde 1837 oferece seus bólidos verdes e que defende até a última linha de código em seus produtos: a João Veado John Deere.

Hoje em dia até trocar óleo de uma máquina da marca se torna um fardo: não há concessionários em todas as localidades agrícolas. Por isso que há até torrents de softwares para ajustes que não são permitidos. A empresa não teme apenas que sua honra propriedade intelectual seja violada, mas também que os níveis de emissões sejam alterados também, criando vários lindos probleminhas com órgãos regulamentadores.

O último link deve ser coisa do Seu Cachorro™

Mas não temam paladinos do agro! Após uma longa e árdua batalha judicial, os agricultores da ‘Muricah agora podem se valer de manuais de reparo, ferramentas e softwares para consertar suas espaçonaves agrícolas, disponibilizadas por “todas as concessionárias“.

Mas desde 2018 – época de fechamento do acordoapenas UM produtor no estado de Montana conseguiu adquirir manuais e ferramentas e treinamento para seus reparos – ainda que a um custo de $8000 – mas segundo o jornalista do ExtremeTech, apenas UM concessionário da Califórnia possuía tais atributos para oferecer aos clientes.

Logo viveremos em um futuro que nem veda rosca poderemos comprar pra vedar um encanamento.

Fonte: ExtremeTech