Hash cut

Não estou falando sobre aumentar a quantidade do Teu Bagulho™ ô seu maconheiro! Mas sim da rasteira que a Nvidia pode dar nos mineradores de criptomoedas.

Um rumor sobre o futuro lançamento da marca, a RTX 3080tiuma belezinha com 12GB de VRAM a 9Gbps de velocidade – terá sua capacidade de calcular algoritmos pras moedas sem lastros cortada basicamente pela metade no chip. Com o advento das criptomoedas e a característica das GPUs em calculá-las, o preço do hardware disparou e muito devido à grande procura para montar as farm pra colher dinheiro “do ar“.

Segundo a Nvidia, essa medida não impactará em nada o trabalho e jogatina, mas tenho certeza que sua utilização em AI será limitada pois calcular Bitcoin (Ethereum, Sua Mãe™ e afins) usa carga similar nessas placas.

A RTX 3080 atual consegue calcular 90-100MH/s (milhão de hashes por segundo) em Ethereum usando o algoritmo Daggerhashimoto. Teoricamente esse cálculo se tornaria similar ao da RTX 3070onde o custo-benefício não seria interessante – portanto coibiria de certa maneira o pessoal que tenta uma “vida fácil” com suas extensas e gastadoras de energia farms.

Só? me vê duas!

Se você acha que se tornou impossível adquirir uma belezinha dessas pra jogar seu Minecraft com RayTracing em 4k em seu Pentium III, posso endereçar os maiores culpados quanto a dois pontos: a falta de chips no mercadoTaiwan e Coréia do Sul são seus maiores fornecedores, por possuir a tecnologia e direito de usar patentes americanase os gananciosos gafanhotos chineses, que sem o menor pudor montas gigantescas fazendas de criptomoedas afim de: dificultar pequenos mineradores – pois quanto mais se calcula, mais difícil fica para fazê-lo, este se tornando exponencial – e como as fábricas basicamente ficam todas na China, nem ao mercado o hardware aparece pois já saem da fábrica com destino certo.

Quem sabe a Nvidia dá uma freada nisso…

Gamers poderiam estar felizes, mas agora um chinês gordo come quantos cachorros quiser

…e continuaremos a nos foder pra comprar GPU – ou carros, comida, casas – por aqui de qualquer maneira…

Fonte: WccfTech

Author: Eric Mac Fadden