Falsa segurança

Decerto há algum limite quanto à liberdade de expressão, este creio eu ser quando o ponto de REALMENTE ser ofensivo possa prejudicar alguém, pior no trabalho.

Como antigamente – leia-se àqueles estereótipos dos anos 50 da secretária levando tapinhas na bunda do chefe – o que já era ruim, hoje é pior e inaceitável. O que já acho idiota como quase quebrar o pescoço pra olhar e tentar liberar feromônios como um pavão no cio ao avistar alguma donzela com dotes mais interessantes, tem gente no ambiente trabalho tem a mesma atitude.

Quando o tipo não obtém resultado em seus “avanços irrecusáveis“, acaba por tentar ofender a moçoila, taxando-a de “vadia“. Os comentários no trabalho, fora, e até quando chora pra mãe que não conseguira uma namorada acabam por ser sobre “aquela vagabunda“. E o ambiente da internet é mais do que propício para tal difamação.

Pensando nesse problema é que surge uma nova extensão do Firefox que troca a palavra “bitch” por “boss“, já que assédio online também existe – utilizando sarcasmo como ferramenta.

Resolve o problema? Não. Mas poderia amenizar o cenário, já que por alguns motivos donzelas nessa situação nem sempre podem recorrer a um Cavaleiro da Armadura Reluzente™ para defender sua honra?

Repensando nessa proposta por outro prisma, não seria isso apenas um paliativo? Faria as mulheres chegar ao ponto de “Mudar a realidade” apenas para se sentirem mais confortáveis? Sendo que a raiz do problema mesmo seria apenas um idiota atrás do teclado.

Sei que às vezes a realidade possa ser opressiva – vide o bullying – mas não seria um sinal de fraqueza apenas fugir? Não pedir ajuda por medo de sofrer mais retaliações?

Maquiar o problema não resolve, nem realmente ameniza. Portanto essa extensão é mais um ponto para o enaltecimento à fraqueza humana. E volto a reiterar o quão somos “reacionários“: antigamente as pessoas passavam pelas dificuldades, hoje as dificuldades passam pelas pessoas.

Hail to gente feita de geléia!

Fontes: Reclaim The Internet e Mozilla

Author: Eric Mac Fadden