Bloqueie

Isso mesmo, ads surgiram pra ser bloqueados. Lembro da Internet pré-adblockers, quando ver propagandas era basicamente obrigatório nos sites. Quando o advento dos bloqueadores de pop-up surgiram – mais popularmente no Opera – em meados dos anos 2000, logo surgiam métodos de burlar os bloqueadores e voltar com essa praga. Em 2004 o Internet Explorer adicionou a função para bloquear todos, o que infelizmente a Apple não foi A Mãe Da Vanguarda™ dessa vez.

Isso não é boa nostalgia…

Mas apenas isso não bastava, nós queríamos MAIS! Porque muitos pop-ups era feitos em Flash e Javascript – algo que também havia naturalmente nos sites como ferramenta – e conseguiam contornar mesmo desabilitando os plugins nos sites. Eis que por volta de 2002 Henrik Aasted Sørensenum desenvolvedor holandês num projeto para o Firefoxdesenvolveu o AdBlock, mudando para sempre o motor financeiro de sites, donas de OS e marmoteiros pelo mundo.

E agora volto ao presente e lhes digo algo: USEM BLOQUEADORES DE ANÚNCIOS.

Sim, meu ódio por ads cresceu durante os anos, me obrigando a usar ferramentas para extirpar este veio maligno presente desde nossa vida real (outdoors, banners, placas, carros adesivados e dirigíveis – como a Sua Mãe™) e na Internet.

Utilizei o AdBlocker desde que ouvi falar nele – no Opera e no Firefox principalmente – e a partir daí se tornou uma das primeiras coisas ao instalar um navegador para qualquer um. Mas aí os celulares começaram a tomar vida…

Nem tudo são flores afinal

No início éramos obrigados a ver essa terrível intrusão e gasto de banda nos smartphones em toda navegação. Mesmo eu sendo um usuário de S60 para o Windows Phone isso era algo extremamente irritante. No WP haviam apps para o YouTube bloqueavam naturalmente os ads, a navegação era obrigatória em outros navegadores sem ser o Internet Explorer, como o Opera.

Claro que havia nosso pequeno amiguinho pronto para uso embutido no navegador. Uns tweaks e ficava perfeito – para um Windows Phone. Mas aí caí no Android.

Reclamem Applefags, eu gosto

A primeira coisa que fiz foi instalar o Firefox – com o UBlock Origin, claro – e desabilitar o app do YouTube. Não há melhor navegação. Me orgulho em dizer que NUNCA assisti um anúncio no YouTube em meus dispositivos.

Mas há um motivo por não utilizar o AdBlock original: eles há um tempo permitem ads via sua política de Anúncios Aceitáveis, ou se alguém pagar à eles – o que jamais admitiriam. Inclusive o AdBlock Plus também permite isso – apesar de nunca ter visto relatos disso ocorrendo – pois os desenvolvedores precisavam monetizar isso de alguma forma, graças à iniciativa Acceptable Ads pra tentar “salvar” a monetização na Internet.

Disfarce para “melhorar o layout dos ads” apenas para permitir esse tipo de intrusão em nossas vidas

Portanto, USEM ADBLOCKERS SIM em todo lugar. E apesar de eu trabalhar com marketingedição de vídeo é 90% trabalho mental, 10% trabalho de corno pra pinçar o que quer e 0% satisfação pessoal – e utilizar inúmeras técnicas diariamente, sou um hipócrita e não permito que isso invada minha vida de uma maneira que eu não permita.

Volto a reiterar que aqui no ODZ jamais permitirei ads, mas cai bem um postzinho patrocinado SOB MINHAS CONDIÇÕES de alguma empresa muito grande viu donas AppleMicrosoftSamsungCocaColaPepsiMichelinExxonPanAmDollyPartidoComunistaChinêsMercedesBenzXiaomiLGGigabyteNVidiaAMDINtelSonyJBLProcter&GambleJohnDeere?

Fiquem à vontade em listar mais maneiras de bloquear esse ruído constante que atrapalha e estressa nossa vida cotidiana. Façam sem moderação.

Author: Eric Mac Fadden