Maçã sem perdas

Lá vem mais outra nãovidade da Berinjela Faraônica™ que fará os audiófilos defecaram em seus McIntosh: música lossless (sem perdas).

Inovando” mais uma vez, a Apple dá as cartas e em um fantástico e pirotécnico vídeo, dá o tom do que está por vir:

Isso mesmo! Música! De novo!

O serviço “com a melhor qualidade de som alcançável para sempre” irá oferecer música em formato losslesscomo detectado em códigos do app para Android e logotipos “vazados” – inclusive o famoso óleo-de-cobra Hi-Res em até 192kHz. Coisa pra cachorro ouvir!

Letrinha letrinhas letrinhas letrinhas letrinhas letrinhas letrinhas letrinhas letrinhas

Além dos formatos em questão, foram encontradas referências aos Dolby Audio e Dolby Atmoso que não faz muito sentido pra música, mas para filmes.

Claro que irão cobrar de acordo

O formato lossless já era oferecido para compra pela Manzana Del Diablo™, mas como streaming seria sua estréia. O Tidal, Amazon Music HD e Deezer já oferecem esse serviço há um tempo.

O Tidal oferece “música sem perda” num formato onde há perdao MQAfeito pela indústria fonográfica para impedir pirataria e todas aquelas lenga-lengas que não funcionam.

O formato comum para streaming (mp3 para todos e AAC para “a especial) tem para uma música de 3 minutos em média 6MB, em FLAC 35MB em Hi-Res 145MB. Haja conexão para satisfazer os fetiches audiófilos mais profanos.

E obviamente essa novidade será repassada em “qualidade” via prováveis novos AirPods ou quaisquer outros produtos sem fio e codecs que não transmitem áudio losslesso apt-X por exemplo transmite até metade do bitrate de uma música no formato FLAC mais comum.

Tudo isso para um público seleto, que sabe o que quer e tem $$$ para o que “precisa“. Coisa pra inglês ver…

[UPDATE]

Hoje a Apple confirmou o serviço a partir de junho SEM CUSTO ADICIONAL ao usuários, só mudar a qualidade nas configurações. Será que R$ 16,90 por mês irá desbancar Spotify e afins?

Ao meu ver, parece ser uma boa, só depende da biblioteca… mas aí lembro do iTunes

Fontes: The VergeMAC RumorsMAC Magazine

Author: Eric Mac Fadden