Minha Maçã™, minha vida

Ontem foi dia da Keynote mais sem relevância real para o Cidadão Banânio Médio™: a WWDC 2021 da Apple.

Apesar de possuir um Lymdo Aparelho Mágyco™, a peãozada daqui não tem reboco na parede ou pega trinta conduções pra ir e voltar do trabalho de segunda à sábado. Além disso, abusam das redes sociais e aplicativos chinesestodos estes inofensivos e que não rastreiam sua vida para te entupir de propaganda ou roubar seu mísero salário mínimo (o Bolsa-Família vai pro C6, Mercado Pago ou Nubank) – tornando quaisquer novidades trazidas pela Apple em óleo de cobra pro consumidor comum daqui.

Além de funções realmente úteis como o Focusque permite seus dispositivos apenas funcionarem focados em algumas tarefas para o trabalho, apesar dos Marketeiros Fãs da Maçã™ utilizarem as redes sociais para trabalhar (como em PCs e muitos dispositivos Android) – e o multitasking para abrir duas instâncias do mesmo app (como em PCs e muitos dispositivos Android), a Apple apresenta mudanças no Find My para encontrar seus dispositivos.

Até mesmo desligado

A novidade da já bem conhecida e utilizada por usuários, polícia e até mesmo criminosos, agora pode dar sinais de vida com o dispositivo desligado e até mesmo formatadose a função Activation Lock estiver acionada, claro – mostrando na tela Hello que o antigo dono ainda pode rastrear o aparelho. Stalkers, essa foi pra vocês!

Ainda não foi explicado exatamente como a função ficará ativa, se por bluetooth de baixa energia, último ping enviado, rastro de purpurina rosa no chão. Algo bem útil também é um aviso se você se afasta de seus Fones de Ouvido Mágycos™, evitando os esquecer no carro do namorado ou do michê.

Privacidade

Como dito no primeiro parágrafo, parece ser algo totalmente irrelevante para a Apple no tocante privacidade. Além de te achar com o Find My, é óbvio que dados de telemetria que “são enviados para uma melhor experiência” vão tudo pra linda nuvem cor-de-rosa deles com aquele velho intuito: ganhar dinheiro fácil sem se mexer, ou seja, com ads.

Agora terão “privacidade como prioridade” nos apps de email, Siri e em no iCloud. Teoricamente nem a própria Apple pode rastrear os emails e sua navegação no Safari se tais funções estiverem ativadas.

Mesmo brigando com o Fecalbook™ sobre privacidade e ads, a Berinjela Messiânica™ faz exatamente o mesmo, apenas reservando o ouro para ela. Portanto não esperem virar o Elliot Alderson só porque estão com seus novos dispositivos exclusivos atualizados.

Enfim, a hipocrisia…

Fontes: EngadgetCNN Business TechCrunch

Author: Eric Mac Fadden