DDR5 tá na porta

Como anunciado no final do ano passado, as memórias DDR5 irão chutar o balde e entrar com força sem pedir licença ainda neste ano. O que é legal por um lado – pois as DDR4 irão (haha) finalmente (hahahahahaha) baixar seu preço (HAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!) – e o que demonstra em um recente relatório (PDF!), a Yole Dévelopmentempresa de pesquisa de marketing corporativo para tecnologias – é a mudança de padrão das memórias com o passar do tempo e a nova adoção que será maciça pelas grandes fabricantes de motherboards e processadores até 2026.

Apesar da grande novidade e otimismo do mercado quanto à nova tecnologia, há o fator da falta de chipsque para o setor de computação ainda há a nababesca demanda para as GPU que alimentam A Grande Fazenda da China™ – até que haja alguma mudança quanto ao cálculo das hash em criptomoedas, essa previsão talvez seja meio fantasiosa. Talvez até mesmo algum conflito envolvendo os países fabricantes jogue todo esses estudo no lixo.

Quantidade de tipos de memória fabricadas em 2020 – as mais produzidas são obviamente para armazenamento e RAM – vídeo incluso

Enquanto a tecnologia das DDR5 é impressionante utilizando tensão mais baixa, o quádruplo de densidade e velocidade burlesca, ainda haverá um hiato enorme antes da popularização principalmente em países subdesenvolvidos com sérios e persistentes problemas sanitários, como acontece com os SSD NVMe.

Fonte: Windows Central