Adeus 24

Instalar fontes em PCs é bem fácil, principalmente depois das modulares – use só os cabos que precisa – mas apenas UM aspecto me enerva um pouco: o conector de 24 pinos.

Além de ter de segurar a mobo por trás (uy) às vezes o esforço é hercúleo pra inserir o conector e assegurar que a PCB não quebre.

E quando vem assim então?

Mas seus problemas acabaram! Chegaram as novas fontes e motherboards ATX12VO!

Como os computadores atuais recentes novos de hoje em dia não utilizam mais os 3.3V e 5V avulsos que desde tempos imemoriais as fontes oferecem, agora pra dar uma enxugada os fabricantes começarão a remover os pinos extra, se tornando uma fonte exclusivamente 12V e os 5V adicionais são reduzidos na placa-mãe via regulador – mais um pepino novo pra descobrir no diagnóstico.

Uma vantagem de não ter os 5V a mais na fonte além de utilizar menos condutores, seria a sua eficiência energéticacom menos componentes para perder capacidade via joule ou histerese – podendo economizar energia e se tornando um dispositivo mais “verde“.

Além de menor consumo, também poderá ser cada vez menor e ocupar menos espaçoo aquecimento do gabinete agradece – o que até para o transporte assim que sai da fábrica fica mais leve e também menos poluidor.

Bem mais enxuta por dentro

Mas vamos para o lado negativo: os conectores SATA e USB ainda utilizam os 5V com uma fome de leão, o que pode exigir muito da mobo, diminuindo sua vida útil ou quando esta tiver componentes meia-boca.

E se acaso o PC for um da espécie Gaymer RGBT+™, talvez os 12V do conector de 10 pinos não seja o suficiente, gerando a necessidade de um conector de 6 pinos extra igual ao de GPU.

Extra! Extra! Dez pinos não foram o suficiente! Extra! Os dois conectores de 4 pinos à direita são os SATA

As fontes ainda não estão disponíveis para o público em geral, apenas PCs corporativos estão vindo equipados com as ATX12VO, mas a geração da Intel vindoura – a 12th Gen Alder Lake – talvez já possa ter suas motherboards com esse padrão.

Fonte: Techquickie

Author: Eric Mac Fadden