Busca paga

Estamos desde os áureos tempos do Cadê, AltaVista e Ask acostumados a realizar buscas na Internet. Hoje é uma parte predominante da rede, até mesmo mais do que o próprio conteúdo que se obtém procurando “como tirar manchas de sangue do tapete” ou “por que após dois dias um cadáver cheira tão mal?“.

Com o advento do Oráculo™, Valdemort™, AbaixePatoVai entre outros esse tipo de pesquisa basicamente é feita inúmeras vezes diariamente, seja pra trabalho, estudo ou vencer aquela discussão no Chat da Uol sobre qual Sailor Moon venceria Chuck Norris amarrado num repolho gigante.

Aí temos um problema pra gente e a solução para quem fornece este serviço “gratuito“: eles nos cobram nossas próprias informações como “assinatura“. Pesquise sobre “pr0n de anões com cavalos” e provavelmente seu email, buscas e aplicativos estarão repletos de anúncios sobre esteróides eqüinos ou de roupas infantis.

Pague pelo sossego

Mas seus pobremas se acabaram-se! Dois indianos ex-funcionários do Google vieram com a solução para sua “privacidade” nas buscas, prometendo resultados melhores e sem os que as empresas obrigam você a acessar só porque estão no topo da lista deles e são pagantes pelos ads.

Conheçam o Neeva.

Um buscador onde você paga dinheiros para fazer buscas sem ads. Por módicos $4.95 ao mês (uns R$674,00 em conversão real) terá direito a se livrar de toda a corja que vende seus dados para empresas de marketing que produz aqueles malignos anúncios (aqueles que bloqueamos inclusive os trackers gratuitamente com os AdBlockers, como o UBlock Origin).

Segundo o pessoal do Neeva, em cerca de 40% de nossas buscas são anúncios que aparecem como resultado – e com quatro pessoas que trabalharam no Google no topo da empresa, não duvido nem um pouco – então teoricamente nossas buscas se tornam mais “honestas” e úteis, talvez até mesmo para imagensa maior parte de imagens genéricas surgem de stock pago.

Apesar da premissa parecer legal e descolada, “parceiros de conteúdo” – vide: ads – poderão receber 20% do corte dos lucros para sugerir “conteúdo exclusivo“. Fora que os buscadores tradicionais “gratuitos” estão anos-luz à frente em termos de motores e alcance.

Cansado de pagar com seus dados? Então pague duas vezes para não ter vantagem nenhuma!

Fonte: TNW

Author: Eric Mac Fadden