Beirada mais segura

Ultimamente temos menos opções de motores pros nossos estimados navegadores. Popularmente agora é Firefox ou Chromium (Safari nem é navegador), porque nem a Microsoft tem mais algo original e que tanto sentíamos falta.

Sentíamos, pois agora o Microsoft Edge é um browser decente e até mais rápido em algumas instâncias, ameaçando apenas o Panda Vermelho™. Tem tudo o que os outros navegadores têm e logo terá mais algo que o Chrome tem desde maio: segurança. Com um porém.

O CET (Control-Flow Enforcement Technology) da Intel – que também funciona nos Ryzen – utiliza o sistema de Stack Protection onde há um tipo de decoy (canary) como um código imutável, para não permitir com que ataques reescrevam alguma linha de código antes do programa fechar sozinho, como num stack overflow, conseguindo penetrar algo malicioso (uy) no computador no processo ou alterar seu comportamento. Ao menos é o que eu entendi.

Este tipo de tecnologia é em nível de hardwareonde o “canary” fica – e só é encontrado nos processadores da 11ª geração Intel ou AMD Zen 3. Levando em consideração que o Windows 11 também exige tecnologia de hardware mais recente, como o TPMvide o caso da Solar Winds – tudo leva a crer que a Microsoft, Intel e AMD estejam forçando um update físico para todos que quiserem utilizar suas tecnologias, e talvez em um futuro nem muito distante fazê-lo limitando até mesmos os navegadores que todo mundo usa.

Não que mudar seja para algo ruim nessa situação, mas tudo isso começa a ter aquele cheirinho de enxofre de nossa velha conhecida: a obsolescência programada.

Fontes: TechRadarIntelStack Exchange

Author: Eric Mac Fadden