O fim de uma era começa

Alguém lembra do WAP (Wireless Application Protocol)? Como era impensável acessar a Internet de um celular em 1999 e ficávamos maravilhados com o o amigo rico que podia usar tal função? Em 2007 já era tão obsoleto quanto o presidencialismo e todas as operadoras ao redor do mundo foram desativando aos poucos até o protocolo sumir do mapa, pois o mesmo não suportava o HTML de basicamente todos os sites há anos. Fora que os celulares já tinham uma capacidade e uma utilização que se aproximava dos computadores tradicionais.

O iPhone original suportava WAP

Tecnologias morrem, deal with it

Carburadores em automóveis novos não existem atualmente e são algo obsoleto por causa da injeção eletrônica, muito mais eficaz – hoje são utilizados em cortadores de grama e motores à explosão mais simples, como geradores pequenos – pois sua função fora sobrepujada há tempos e não oferece vantagem alguma para a motorização atual.

E se tratando de obsolescência real de tecnologias, a internet sofre diariamente com linguagens, protocolos y otras cositas más onde é muito rápida a transição para algo mais novo e veloz, como o 2Gque era fantástico na época que foi implantado – quando em poucos anos era ultrapassado pelo 3G e posteriormente pelo 4G, e logo teremos o 6G porque os moinhos de vento causam câncer, COVID e a Terra é plana por causa do 5G.

Estou imune

Cada dia que passa utilizamos mais e mais dados, um volume absurdo se contarmos com o streaming em alta resolução (oi h.265, seu filho duma puta – editores entenderão), por isso que protocolos mais rápidos são necessários, e nisso a banda utilizada para as tecnologias mais lentas são desativadas para outros usos.

As operadores de celular nos EUA anunciaram a desativação de toda rede 2G e 3G no país a partir de dezembro de 2021 até dezembro de 2022. A Inglaterra também terá o mesmo prazo e na Austrália Suécia o processo já começou.

Mas alguns dispositivos que ainda têm sua plena utilidade serão afetados: os Kindle DX de 1ª e 2ª geração.

a pronto

Os modelos em questão não possuem Wifi, apenas conexão celular, portanto quaisquer funções que necessitem Internet cessarão logo que as operadoras podarem a conexão. Claro que via USBalgo tããããããão demodé para o habitante da ‘Muricah hoje em dia – o aparelho terá ainda a capacidade de trocar, adicionar, apagar e remexer documentos à vontade, ou até o dia que o USB for obsoleto.

Basicamente não muda absolutamente nada para os camponeses do 3º mundo, pois além de não conhecer ninguém que tenha um plano de celular só pro Kindleum desperdício estúpido ao meu ver – muitos de nós têm “métodos alternativos de aquisição” de conteúdo para seus e-reader.

Para os ‘Muricahns que choram porque acabou o Nescau, a Amazon oferece um cupom de $50 para comprar um novo e $15 em livros. Portanto se você mora na Terra da Libertardism™ e possui um perfeitamente usável e offline Kindle DX, pare de chorar e meta a mão no bolso para atualizar a tecnologia e gerar mais lixo pra China mandar de volta.

Fonte: MashableGood E-reader

Author: Eric Mac Fadden