Torrando e chiando

O mercado de GPUs já foi arrasado pelas criptomoedas. O que parecia ser uma maneira de ganhar dinheiro fácil ou se livrar de impostos governamentais agora fode o planeta não apenas com o consumo de energia, mas com a falta de chips até para equipamentos médicos.

Não obstante, inventaram um novo método de minerar e uma nova criptomoeda: a Chia.

Segundo a premissa, a Chia consome muito menos energia do que as criptomoedas mineradas por GPUs, utilizando o armazenamento como meio de produção, se tornando mais “verde” e liberando o mercado de chips e… não, pera…

…ela usa HDs tradicionais e SSDs. Então estes componentes são forçados a trabalhar em meses o que levariam anos para “torrar. Um SSD (que é o front dessa modalidade) em cerca de 80 dias gasta um módulo como se fossem dez anos de uso.

Tá, isso não é novidade. O problema agora é além do lixo gerado por preciosos SSDs mortos, é o acúmulo de HDDs (pois quanto mais se minera, maior o espaço ocupado) e os inescrupulosos chineses novamente querendo repor seus gastos vendendo esse lixo para clientes que só queriam dar um boot mais rapidamente em seus AMD KII 500.

Com essa “crise internaa Chia se desvalorizou muito rapidamente de $1,685 em maio até $212 em agosto – e promete se tornar um flop enorme logo em breve. O mercado foi inundado por esses SSDs utilizados na mineração, muitos sendo vendidos até como novos por preços ridículos, porém com uma vida útil praticamente zerada.

Negócio da China!

Portanto cuidado ao comprar armazenamento pra jogar seu Fortnite em paz, pois pode ser que um chinês já tenha amaciado seu “balatinho sem galantia” do AliExpress.

Agora podem voltar a discutir nosso próximo flop, o 7 de setembro

Fonte: Windows Central

Author: Eric Mac Fadden