731

A Unidade 731 foi uma unidade secreta de pesquisa e desenvolvimento de guerra biológica e química do Exército Imperial Japonês em Harbin na China comandada pelo microbiólogo e tenente-general Shirō Ishii, que realizou experimentação humana durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa (1937-1945) e em parte da WWII.

Estima-se que cerca de 250 mil pessoas tenham sido submetidas pelos experimentosem sua esmagadora maioria, chinesas, mas até mesmo soviéticos foram usados – e após o término das guerras em 1945 os EUA garantiram uma imunidade secreta aos envolvidos no projeto para reterem as informações descobertas e utilizar na Operação Papercliponde cientistas nazistas capturados e americanos iniciaram a corrida espacial contra os soviéticos.

As forças armadas americana desacreditavam relatos sobre os experimentos afirmando que eram propaganda comunista até meados dos anos 80.

“Dados adicionais, possivelmente algumas declarações de Ishii, provavelmente podem ser obtidos informando os japoneses envolvidos de que a informação será mantida nos canais de inteligência e não será empregada como “provas de crimes de guerra”

Douglas MacArthur

Os envolvidos que foram capturados por soviéticos foram julgados pelos de crimes de guerra de Khabarovsk, revelando que testaram até mesmo a liberação de pulgas com peste bubônica em uma região para experimentação. Os doze julgados foram condenados até 25 anos de prisão e trabalhos forçados até 1956, quando foram repatriados.

Avanços foram feitos, hoje temos a Internet por causa disso pra xingar no Twitter, mas a que custo.

Author: Eric Mac Fadden