Appletismo

O novo monstrinho da AI Apple começa a tomar outras formas. Louvável por conseguir detectar arritmia cardíaca ou até mesmo futuramente algum problema respiratório, do outro lado coleta indiscriminadamente dados em seus dispositivosinfelizmente com o aval dos usuários – para o machine learning do motivo acima e principalmente para ads.

Agora parece que o The Wall Street Journal acha que o Strogonofe de Cupertino™ quer detectar além de mal-estar psicológico juntando os dados coletados, depressão (ainnn, faz seis meses que a Apple não lança nada pra mim, tô titi) e pasmem: autismo

Não que hoje haja tantos casos de autismo como os psiquiatras, psicólogos antivaxxers e horóscopo tanto desejamtalvez por amostragem – mas a detecção do problema é complexa (SIM, É UM PROBLEMA, SENÃO NÃO HAVERIA TRATAMENTO) e atualmente inventam inúmeros níveis, sub níveis, nuances e mau hálito matinal ao levantar virado pra esquerda para diagnosticar alguém positivamente com algum espectro autismo.

O que digo quanto ao “tratamento” de autismo – que não há cura – é uma adaptação do ambiente e ações do diagnosticado e pessoas à sua volta, tudo para gerar uma normalidade e qualidade de vida pro afetado. Mas tem gente que fica afetada mesmo e começa a xingar no Twitter…

Testes são feitos a partir das reações que a pessoa tem motivadas por imagens, sons, situações e só após muita análise que é detectada algum tipo de anomalia comportamental que caracteriza o autismo. Viver “no mundo da Lua” apenas não quer dizer que você necessariamente tenha Asperger, pode ser apenas excesso no uso de produtos Apple por exemplo. Fora os fatores genéticos e eu já disse excesso de uso dos produtos Apple?

Os finlandeses têm maior probabilidade de ser autistas genéticos do que os judeus

Se o Cuscuz Paulista da Ganância™ acha que consegue diagnosticar doenças mentais via seus dispositivos, é prosopopéia flácida para acalentar bovinos. Tudo hoje em dia parece motivo pra achar problemas e tentar “resolvê-los” com remédios ou tecnologia, problemas que não existiam antes ou surgiram por causa do nosso estilo de vida cada vez mais frágil e delicado como uma rosa fora da cúpula. Mas toda essa promessa da detecção de mazelas mentais é puro óleo de cobra.

Tudo pra justificar a coleta indiscriminadas de dados na nossa cara. Não que apenas a Apple o faça, mas tratar como putinha, agradecer pelo serviço jogar um vale-transporte anda descarado demais pra parecer que haja alguma vantagem.

Fonte: TNW

Author: Eric Mac Fadden