Às velhas maneiras

Temos ultimamente uma nostalgia incontrolável dos velhos jeitos de se viver.

Fogão à lenha, desenho do He-Man, ditadura militar, spin-off dos Ghostbusters, ausência de vacinas, versões anos 20 de músicas contemporâneas, comunismo, discos de vinil e escravidão. Um admirável mundo novo, não?

Tudo isso está voltando à moda com toda força, para agregar tudo que já sabemos e temos de bom ao Futuro™. Eis uma pequena amostra do que está por vir:

Os tempos mudam mas as pessoas não querem… e às vezes até entendo sua falta de segurança e sua zona de conforto sumindo por debaixo de seus pés.

Conservadorismo é manter os velhos caminhos pelo medo. Às vezes faltam disciplina e retidão no mundo, mas é um efeito colateral de que nada dura para sempre, principalmente as tradições.

Somos cíclicos e atrelados demais ao caos e ao esquecimento, somos fadados a repetir a História. `Só nos restam o conformismo e a subversão, um desafio ao meio nocivo que uma hora muda, muitos lutam para acontecer, mas a esmagadora maioria sempre será inativa.

Em tempos de pouca esperança nos apegamos à fé cega em muitas coisas sem sentido do que em tempos lúcidos e seguros, e é com maior cuidado que temos de raciocinar nesses tempos para não cairmos em um buraco maior do que consigamos sair.

E não, a humanidade jamais terá carros voadores, sintetizadores de alimentos ou a volta de Elon Musk se ele for à Marte…

Author: Eric Mac Fadden