Microsoft Mesh

Copiando o VR Chat (dis is de wey), Second Life e numa tentativa de mesclar com o tenebroso e nem um pouco intuitivo Teams, a TioBill$oft™ entra na onda do Fecalbook™ e seu péssimo e longe-de-fazer-sucesso conceito Meta e dá o chute inicial ao Mesh for Teams.

Originalidade

O Mesh irá primeiramente funcionar no Teams, como uma solução corporativa para reuniões à distância se tornarem mais digamos… realistas e presenciais. Com apenas metade do corpo.

Mesh for Microsoft Teams aims to make collaboration in the 'metaverse'  personal and fun | Innovation Stories

Haverá a possibilidade de emular espaços de trabalho com várias salas, dando a possibilidade de procrastinar na copa tomando café virtual e falando mal do chefe, fofocando como Véias Nas Janelas™ (pun not intended).

A integração com o Micro$oft 365 dará a possibilidade de compartilhar e visualizar arquivos ou até mesmo assistir àquele PowerPoint maroto que Seu Sobrinho™ fezpra aprender“. A M$ afirma que assim criará um ambiente realista o suficiente para emular um ambiente de trabalho real. Algo interessante é a tradução em tempo real, possibilitando a comunicação entre branches ou fornecedores e clientes do mundo todo.

Historinha contextual: Meu primo é cinegrafista e trabalho comigo, quando viajou à Coréia (a pior) foi na época da “pacificação” entre as duas e os cidadão estavam felizes demais, um deles chegou a pará-lo na rua pra expressar seu contentamento e meu primo utilizou o Skype pra traduzir o alegre asiático.

Mas esses avatares sem pernas entram com os dois pés no vale da estranheza muito facilmente e remetem a algo que já vi em algum outro lugar:

Hardware

Em um primeiro momento nada se fala sobre hardware, especificações e como uma webcam tosca capturaria movimentos complexos sem gerar glitches fabulosos em modelos 3D. Provavelmente irão querer vender um bundle para as empresas incluindo algum hardware específico para “aumentar a imersão“, já que muitas empresas estão economizando horrores com transporte, espaço y otras cositas más relacionados aos funcionários.

Acidentes no trabalho? Problema é seu! Me entregue o relatório até às 17h, depois pode ir ao hospital cuidar desse seu acidente doméstico de empalamento por cadeira quebrada, que é sua também e não da empresa.

O Microsoft Mesh não é novidade, foi apresentado saindo de um Nintendo Wii em março desse ano mais como uma solução empresarial/industrial baseada no Azure do que pra se tornar um home office. E claro que envolvia o Hololens para utilizar de realidade aumentada da maneira que é pra ser.

Microsoft is 'Absolutely' Working Towards a Consumer Hololens – VRFocus

Enfim, com o hardware batata e nada de ver a possibilidade de não-pagantes utilizarem a nãovidade, dificilmente consigo ver um futuro brilhante aos usuários comuns que apenas querem se entediar com o maçante trabalho do dia-a-dia, idem para o Meta e sua proposta de basicamente querer remover o já danificado cérebro de seus usuários do Facebook e colocá-los em um mundo imersivo e provavelmente cheio de ads, como no filme Idiocracy.

Idiocracy Main Menu ( find closed captioning ...for a genius ! ) - YouTube

Fontes: TNWMicrosoft