Propagande Negre

Ser alvo de ads já é um treco horrível, ser alvo de ads porque você é Gay, negro, judeu e cadeirante (alguns irão sacar a piada interna, não se ofendam se forem todas as alternativas) é algo que considero mais racista e preconceituoso do que a piada do negão, o papagaio, o judeu, a bichinha e a mulher grávida entram num bar… não, pera…

Piadas desse tipo são uma coisa, levar à sério essas piadas já é patologia.

Macklemore Apologizes for Offensive Costume: 'A Jewish Stereotype Never  Crossed My Mind' – The Hollywood Reporter
Brima Zuguerberg Bode Vazer Biada

Mas voltando ao assunto, o Facebo… META irá remover as opções de anúncios direcionados à orientação sexual, etnia, religião e posição política (nem imagino o que os militontos Bolsominions e PTralhas vêem de ads) porque deve dar gatilho mostrar a verdade e assim os psiquiatras lucram mais do que o Faceboo… META.

Se alguém fica ofendido com um anúncio, o anunciante começa a ser pintado como vilão e é “cancelado” – o antigo boicote – o que gera um problema ao Facebo… META, pois estes anunciantes largam a plataforma. Por outro lado alguns especialistas não-especificados (hail Gizmodo!) afirmam que algumas instituições de apoio, caridade e afins também poderão ser prejudicadas.

Engraçado que todo algoritmo tem seu lado “preconceituoso” sem querer. Em 2017 os ads do Facebo… META, não, era Facebook ainda… gerava ads relacionados aos termoscomo queimar judeus“, “odiadores de judeus” ou “a história de como os judeus arruinaram o mundo“. Ou a AI da Micro$oft que se tornou nazista num piscar de olhos.

Gangster rapper Nissim Black on becoming an Orthodox Jew - BBC News
Shalom mudafucka!

Nas eleições da ‘Murica em 2020 ads sobre coldres, miras telescópicas, armas e outros Aparatos para Defesa da América™ pipocavam como doidos nos ads do Facebook (agora tá certo), principalmente nas teorias malucas sobre fraudes. Estes foram pausados até depois do João Bidê™ ter assumido o cargo.

Paul Barrett : Trump's Truth Social platform could make millions — or go  bust
“China”

O Meta (agora não me pega mais) afirmou que irá criar opções também para diminuir ads de certos conteúdos, como perda de peso ou jogos de azar – o que é ruim para Sua Mãe™, aquela jubarte intergalática.

Se as pessoas que foram alvo desses anúncios se sentiram ofendidas por jogarem algum nível de verdade em suas caras, talvez elas que deveriam se expor menos em redes sociais (negando adicionar detalhes na descrição), pois os “grandes vilões da tecnologia” sempre arrumarão um jeito de lhes ofender com algo que dê lucro, pra eles.

Fonte: Gizmodo US (é, e daí?)

Author: Eric Mac Fadden