Realidade Flopada

Ah… o Metaverso™. Creio que o cara da padoca perto de casa tenha criado um também. Fecebo…META, Micro$oft, todo mundo agora tá na hype pra desencalhar equipamentos flopados pra realidade virtual. Equipamentos caros.

Agora a Qualcomm entrou nessa sandice de Metaverso (parece coisa da Marvel) e lança seu Snapdragon Spaces. O desespero de querer inovar é tentar atrair desenvolvedores para criar aplicativos que funcionem em dispositivos pra VR e até em Espertofones™ com aquele papelão feio amarrado na cara.

Marcas como Motor… LENOVO, Xiaomi, Oppo e também a Epic e a Niantic (esta com uma relativa experiência quanto à AR) estão nesse barco mágico com a Qualcomm para desenvolver hardware e software para esta loucura. O Apfelstrudel da Magya™ obviamente está de fora da empreitada, pois usa seu processador cimentado em cinzas do Jobs.

Um dos objetivos principais nesta loucura (de dizer que não te quero) é criar ambientes adaptados aos reais utilizando técnicas de mapeamento espacial, meshing (algo como jogar uma rede num objeto para modelá-lo em 3D), oclusão (quando algo se esconde da vista), detecção de planos, reconhecimento de imagem, tracking e persistência de pontos e compreensão de cenário, inclusive rastreamento das mãos do usuário – o que me parece muito, por enquanto.

https://www.qualcomm.com/sites/ember/files/styles/optimize/public/press-releases/managed-images/snapdragon_spaces_lifestyle_asset.png?itok=YU5uALN9

O Snapdragon Spaces será lançado em um primeiro momento em 2022 (se a crise de chips e a provável iminente guerra com a China permitir) num conjunto dos óculos Lenovo ThinkReality A3 e algo da Motorola (com uma bateria enorme, mas uma performance medíocre).

Fonte: TechRadar

Author: Eric Mac Fadden