TerraPower

O nome parece o de algum herói de quadrinhos esquecido dos anos 70imagino algo derivado da Blaxploitation – mas é a empresa que TioBill™ apoia, indica e recomenda para reiniciarmos a nova velha premissa da energia nuclear.

A energia nuclear, que já foi considerada inimiga, hoje é a maior aposta para gerar eletricidade para carregar seu Tesla e iPhone folheado à ouro enquanto aquece seu lodge nas montanhas. E a mais limpa por mais incrível que pareça.

Eis que o chute inicial fora dado com a escolha da primeira usina em Kemmerer, Wyoming, onde já há uma usina à carvão que está em processo de desativação.

Para alcançar o feito em cerca de sete anos, a TerraPower não é a única empresa envolvida, a GE Hitachi Nuclear Energy está projetando os reatores e a construtora Bechtel será responsável por erguer as paredes. Também há o envolvimento do departamento de energia dos U.S. and A. que em um primeiro momento pretende jogar na cara do TioBill™ 180 mijones de doláres e outros bijones de doláres nos anos seguintes.

O que é out of the money? Entenda o que acontece nessa situação
Bijones de doláres

O método

Resfriada por sódio líquido, o sistema que não envolve pressurização de seu arrefecimento, contornando problemas como explosões em pontos que envolvem radiação, pois são estes sais de sódio utilizados que irão posteriormente aquecer a água para as turbinas. É como um sistema de segurança passivo, pois mesmo se a circulação dos sais cessar, não haverá perigos maiores do que danos em tubulações – ao menos até o reator superaquecer, o que até então daria tempo de tomar providências quando ao sistema.

Este tipo de reator também é conhecido por “reator rápido“, pois ao contrário do resfriamento por água não há a desaceleração de nêutrons, portanto um aproveitamento maior do combustível.

A usina gerará cerca de 345MW e até 500MW se houver necessidade, inclusive bem menos sem perdas relevantes. O estado de Wyoming é conhecido por sua geração de energia eólica, que também fará parte do grid da usina de Kemmerer.

Enquanto isso Angra 1 já produz cerca de 640MW, Angra 2 com 1,35GW e a futura Angra 3 cerca de 1,4GW – enquanto um Delorean médio consome um pouco menos, 1,21GW. O “governo” recentemente decidiu que até 2031 teremos mais uma usina, que antes vazará verbas até terminar de esgotar o país.

Fonte: Ars Technica