Sem emergência

Imagine se envolver num acidente. Visão borrada e um líquido quente vertendo do topo de sua cabeça. É noite e apenas a luz dos faróis de um carro (onde um deles pisca intermitentemente) ilumina uma criança chorando no meio da estrada.

Ainda trôpego, acolhe o imberbe para o banco de seu automóvel, que agora percebe estar com a lateral traseira do passageiro totalmente destruída – “sorte”, pensa – abre o porta-luvas e dá uma garrafa térmica da Stanley com água, comprada ainda em 2007 numa viagem ao interior de São Paulo, para o que agora descobre ser um menino por debaixo da sujeira molhada.

Chove forte e então vê com dificuldade a mãe do garotinho ainda ao volante, desacordada, e instintivamente põe a mão em seu bolso à procura de seu celular. Lá está ele, seu confiável Samsung Galaxy S21 com IP68 de até 1,5m de submersão na água comprado com a segunda parcela do 13º do ano passado, pronto para chamar uma ambulância, polícia, bombeiro, O BATMAN.

Você disca 193, 192, 190, pressiona o número 1 e nada… a ligação imediatamente cai. Sua pressão começa a cair e tudo gira. Em uma das voltas consegue distinguir a silhueta da criança agora ao seu lado, enquanto sente frio, muito frio…

E é com esse final feliz que venho lhes informar que o Google junto à Micro$oft consertaram um bug onde aplicativos – mais precisamente o Microsoft Teams não-logado – impediam com que as ligações de emergência para quaisquer serviços no mundo inteiro fossem canceladas.

Apesar que o problema não seria apenas uma exclusividade do app citado, ele poderia ocorrer em vários outros também. Em um esforço conjunto das duas empresas, liberaram um patch para a correção do bug que é basicamente isso:

Só vejo letrinhas, alguém traduz?

Os afetados são os Android 10, 11 e 12, mas uma fix até o 8.0 (mesmo mais sem suporte oficial) será implementada para prevenção do problema.

Aguardando mágicos e incólumes usuários de iPhoney rindo com suas bocas besuntadas de gloss e apontando seus dedos com unhas feitas em salão em 3, 2, 1…

Fonte: Ars Technica

Author: Eric Mac Fadden