Wifi 7

É com uma bela certeza que nós, habitantes da Banânia, ainda estejamos na era do Wifi 4baseados no padrão IEEE 802.11 de 2.4GHz e 5GHz de freqüência de operação, mas na versão “n” de velocidade de transmissão que é até 600 Mbit/s – embora muitos já tenham adquirido os bem comuns com padrão 5 “ac” e os Wifi 6 “ax” mais recentemente.

Mas com nossa sede de streaming e fome de download, sempre queremos mais e mais para alimentar nossos dispositivos sejam eles computadores, celular ou webcams em banheiro de BNB. Então obviamente um novo padrão desponta no horizonte como o sol dos Teletubbies: o Wifi 7.

Com faixa de operação entre 5.925GHz e 7.125GHz, o novo padrão poderá transmitir em velocidades de até 46Gbps (40Gbps numa situação mais realista) comparado com o Wifi 6 com no máximo 9.6Gbps. Além disso, com uma freqüência de banda mais larga (320MHz), comportará uma quantidade de dispositivos maior do que o padrão anterior, em até 16 antenas.

Dados, dados, dados…

A Mediatek já começou a executar alguns testes com o padrão, só que este tem um percalço assim como o tão sonhado 5G que andou desagradando companhia aéreas do mundo todo: o padrão 6E que utiliza a faixa dos 6GHz.

Mas países como Canadá, EUA, Inglaterra, Pior Coréia™, Arábia Saudita e Banânia™ possuem banda alocada para confortavelmente adotar o novo padrão. Então pode ser que nos próximos anos (provavelmente a partir de 2023) tenhamos dispositivos capazes de acomodar tamanho volume de dados sem fio, e então finalmente transmitir de seu NAS toda sua pr0n de cavalo para o quarto em 4K basicamente instantaneamente. Fabuloso!

Fonte: TNW

Author: Eric Mac Fadden