OBEDEÇA

Eles sempre nos encontram. Resistir é inútil.

Uma vez nos disseram que matariam as estrelas do rádio e obtiveram sucesso, foram maiores que os deuses e se tornaram mais populares do que os Beatlestalvez os Fab4 em parte tenham sido culpa deles – e por muitas décadas foram a principal janela para o mundo de muitos.

Todos tinham de possuir o item, era essencial para sobreviver no mundo moderno. Ditavam o que fazer, ter e como agir. Eram babás de infantes à moribundos pelo tempo.

Este é seu novo Deus

A sala principal das casas era um templo dedicado à estes novos divinos onde tudo era planejado para seu deleite: ninguém poderia passar incólume ante sua presença que era vaiado ou recebia até mesmo punições físicas se assim fosse necessário. O Ritual™ era importante. Então os quartos foram tomados, e até certo ponto sua portabilidade lhe transformou em ídolo para todo lugar e horário, bastava um minuto de inércia no dia para acionar a pequena deidade e receber sua Graça.

Durma

Porém um certo dia uma ferramenta que evoluía sorrateiramente desde o meio do século XX torna-se uma proto-forma do já consolidado Deus. Da mesma maneira que o outro tomava espaço nas residências também eram erguidos templos dedicados, mas com maior pompa pois custava às pessoas grande sacrifício obter os totens.

Com o tempo este diminuiu de tamanho, praticamente nos forçando a andar com pequenos monolitos negros nos bolsos, aumentando de maneira absurda a fidelidade ao novo mestre de nossas vidas.

Um aspecto em particular tomou nossas vidas de assalto (e não foi apenas no Rio de Janeiro!) e que tem uma utilidade tão ampla que pode realmente ser considerado como um aliado das pessoas, porém há de navegar por um mar de fezes antes: o YouTube. Então ele se torna mais popular do que a TV.

Conforme-se

Por um tempo era um local plenamente livre, onde não haviam as intromissões do culto que antes eram nossos guias quando sentávamos hipnotizados e escravizados pelos horários da programação televisiva. Mas um dia se tornou necessário fazer dinheiro com a plataformao que realmente guia todas nossas vidas – e então começaram os ads.

Os Antigos™ então decidiram que deveriam tomar uma atitude e reciclar seu esgoto para se manterem relevantes: transmitir seus ritos que outrora foram o Norte para a civilização pelo inimigo, abraçando a causa de seu declínio numa desesperada tentativa de reintrodução à relevância.

O formato do inimigo se tornou tão similar que hoje é difícil discernir qual é qual, o antagonista se tornara o padrão vigente este continuou o trabalho de captar ovelhas para um rebanho que simplesmente não cessa seu crescimento. Então Os Antigos™ se conciliaram e aceitaram a simbiose.

Coopere

Realmente é difícil perceber o que há de diferente quanto um e outro, sendo que a característica que os separa em suas categorias é a gratuidade do sinal: a TV ainda é de graça (em seus canais abertos) para sua apreciação, o YouTube necessita de um provedor de Internet. E mesmo a TV à cabo – em um vertiginoso declínio de utilização – pode se dizer que é um paralelo com a plataforma que fora adquirida pelo Oráculo™ anos atrás.

Agora é público: o que nos serviços também pagávamos para consumir, o YouTube passará a transmitir o mesmo com ads “gratuitamente” para nós de uma forma mais massiva. É TV sob demanda com mais passos para o consumidor, que paga a mais para Os Antigos™ se consolidarem mais uma vez como os donos de nossas mentes.

Consuma

Fonte: The Verge

Author: Eric Mac Fadden