Oráculo Pasquale

Não é novidade que os programas de texto, serviços em nuvem, navegadores e teclados virtuais corrigem e indicam palavras para os “menos literatos“, distraídos e preguiçosos de plantão. Eu mesmo utilizo muito o recurso enquanto defeco os posts para vocês vorazmente nem lerem.

Eis que nosso cérebro secundário, o Google, irá começar a testar outro recurso: a orientação de escrita.

Me dá essa caneta aqui…

Boa parte dos que utilizam o Google Docs é para alguma aplicação profissional ou para estudosreceitas são escritas à mão num velho caderninho abarrotado, cheio de colagens – portanto nada mais natural do que fazer a Inteligência Artificial alimentada por nossos dados trabalhar por nós com a função Sugestões de estilo (Stylistic suggestions, o que poderá mudar na tradução).

Após a escolha do estilo do texto (dentre vários níveis de “negócios” e “educacionais”) e automaticamente algumas partes serão sugeridas à frente ou quando uma frase completa for escrita, inclusive com avisos sobre palavras inapropriadas como p***, m*****, J**** s*****, c***** de p***** e c*.

O que está em roxo foi trocado automaticamente, dependendo do estilo que escolher para a confecção do texto

Mas o Google não irá fazer isso sozinho, será permitido também a utilização de serviços externos, como o Grammarlyalgo como a Apple faz “involuntariamente” com alguns aplicativos, prática que chamam de sherlocking, principalmente para reciclar apps antigos com novas funcionalidadese então não estará sozinho na empreitada de escrever pelos outros.

Nos deixando (mais) burros?

Não necessariamente os corretores automáticos nos fazem menos inteligentes ou atentos, em situações à mão e caneta (não é o que estão pensando!) já me peguei escrevendo algo que já fora corrigido num destes, portanto aprendi com o recurso.

Pensem no seguinte: há quanto tempo utilizamos calculadoras para o trabalho e estudos? Quão fomos ludibriados pelos professores que nos faziam executar cálculos tortuosos à mão livre e cabeça vazia? (ok, eu sei o por quê).

Utilizar essa ferramenta não nos fez mais burros, mas muitas vezes até entendíamos algo que antes não fazia sentido após a resposta aparecer na tela. Creio que seja mais uma vantagem do que desvantagem, como um constante professor lhe corrigindo, e quem sabe instruindo alguém que realmente não foi ensinado à escrever.

Fonte: The Verge

Author: Eric Mac Fadden