A ironia

A “notícia mais importante do mundo” agora é a da compra do Twitter pelo Elão Almiscarado™, após um belo empréstimo de $25.5 bilhões com a Morgan Stanley Senioruma fusão da JP Morgan, basicamente uma instituição que controla o mercado de ações há bastante tempo, e que foi o culpado pela desgraceira imobiliária nos EUA e a crise de 2008e completou o resto dos $44 bilhões quebrando seu cofrinho porque sim.

Agora que vem a parte engraçada.

Um tsunami de mimimi se aproxima conforme um bando de adictos acham que irão perder força em sua fraquezapois é isso que o mundo se tornou e se baseia: fraquezas – e não terão onde xingar muito (por opção própria, pois ninguém os irá impedir) para todos escutarem seu choro fino e irritante.

A premissa da plataforma preferida de Elon Musk é o Twitter, mas se vê tão limitado porque tem de pisar em ovos o tempo todo e que ninguém pode cometer uma gafe sequer (como aqui, mas algumas coisas foram cagadas tão estúpidas que nem precisariam de moderação).

Moderação

O que ele e muitos vêem hoje em dia nas redes sociais é a moderação agressiva. Essa modalidade intensiva de filtragem transforma todo ambiente em um local asséptico e desinteressante, sem nuances e sem gente fazendo merda pra ser ridicularizada depois. Claro que coisas como preconceitos e ofensas são ruins, mas isso tem de vir do próprio emissor, a opinião dele não irá mudar por causa disso e muitas vezes até piora pelo motivo, gerando revolta. É uma questão de como era entes da internet: falou merda, arque com as conseqüências.

BODY COUNT – Talk Shit, Get Shoto YouTube também adora restringir as coisas, mas entendo que seja por causa da faixa etária

Ou seja: as pessoas perderam completamente seus filtros e agora têm de ser reguladas por empresas de mídia segundo influência das minorias, não mais sendo “democráticas” e seguindo a maior parte da população. Pura manipulação óbvia e constante.

O problema

A liberdade de expressão vem acompanhada da libertinagem de expressão. Na internet todo mundo tem opinião, todo mundo está certo a partir de um ponto de vista e isso gera um caos gigantesco porque ninguém concorda com ninguém e não há um consenso entre as partes, há apenas conflito animalesco.

Agora mesmo estou dando minha opinião – que deve desagradar muito editor-chefe de site de tecnologia para pessoas por aí – e não espero que todos concordem com isso. Eu também discordo de muita gente, mas não quero que deixem de emitir seus pontos de vista, pois defendo a liberdade de expressão. Apenas arquem com o fato de que se falar merda irão ouvir merda, como na vida real.

Mas aí existe o Nível Monark™ de merda. Tem coisas que você não tem de jogar aos quatro ventos, é opinião sua e que só deve sair da boca em círculos pessoais e privados – se é que isso ainda existe. Aí que entra o Nível do Val™, quando vazam algo pessoal, como os nudes da Sua Mãe™ que estão há dez anos sendo baixados mas ninguém completou o download.

Iremos agora perceber o quão importante as pessoas acham que opiniões de internet são para elas, como se fossem ditas diretamente em seu cerne e amplificassem seu mongolóide interior, sem filtros, sem barreiras, sem inteligência… Trump já disse que não volta então é menos coisa pra Geração Estou Ofendildo™ se preocupar, mas há a questão de incitadores de práticas absurdas como pedofilia e vídeos de pizza com abacaxi – coisas que os próprios usuários deveriam tomar vergonha da cara e serem eutanasiados com ou sem a ajuda de uma multidão.

As fake news terão de ser tratadas com fatos não com opiniões, as pessoas terão de aprender como ter filtros novamente… mas as redes sociais irão receber seus novos membros ofendidos de braços e metadados abertos.

Finalmente, a ironia

Tenho quase certeza que o ocorrido seja uma escala gigantesca do Caso Gizmodo™ e o ODZ, quando nos censuraram e achamos uma solução para contornar o problema, só não quis torrar minha fortuna pessoal para comprar algo estragado.

Enfim, há tempos não fico curioso como o mundo irá reagir de verdade com algo tão bobo que tanta gente releva ao ponto de gerir suas vidas. O êxodo será ótimo, já que praticamente só tem o Fecaboo…META™ para fugirem e ser moderados sem piedade enquanto usam seus dados para ser tratados como mercadoria. Algo que segundo Musk, será repensado no Twitter.

Fonte: Tirei do meu cu, deal with it