É isso…

Estamos num ponto que algumas coisas do futuro distópico chegaram, e uma delas será um final de ano bem light, quase como uma dieta forçada.

O vídeo abaixo mostra fatos e não teorias sobre o que irá acontecer com um monte de países e sua comida. Uma pela guerra da Ucrânia, que desestabilizou vários países (incluindo aqui) com a falta de trigo e fertilizantes – com quem tínhamos um belo acordo com a Mãe Rússia™, além de fornecermos tecnologia agrícola e maquinário inclusive para a Ucrânia também – e agora quem não tinha reservas, vai pagar o pato.

Cuidado, em inglês:

O que não citam nesse vídeo é onde a Banânia está encaixada nessa treta toda. Nós fornecemos alimentos para todo mundo, até mesmo para os EUA, mas vão achando que os russos irão ficar piores que a gente. A China com todo seu estoque para um ano e meio para quase um bilhão e meio de bocas (os americanos com apenas 330 milhõeszinhos) provavelmente irá pegar os bolcheviques pelas bolas com esse trunfo.

Mas detalhe: nós não temos reservas ao menos há quatro anos. Nossas últimas consideráveis foram até meados de 2016 (cuidado, PDF!), após isso vendemos até as calças numa corrida desesperada por dinheiro (manobra do PT, quem sabe? Mas divago).

Apesar disso tudo os produtores daqui estão afunilando além dos preços, o tipo de suas lavouras. Alguém anda percebendo uma ligeira falta em legumes e verduras no mercado? Está difícil para os pequenos produtores, que são estes os fornecedores de tais mercadorias, com a falta de fertilizantes – ou ao menos com preços exorbitantes – pois isso os grandes podem continuar vendendo seu peixe (que é mais soja, milho, não peixe) mesmo caro, pois se não comprarem aqui no mercado interno lá foram compram tudo mesmo.

E como eu disse, teremos um final de ano bem light.

Author: Eric Mac Fadden