Nem queria GPU mesmo

Vamos lá, está claro. Por causa dum bando de vadio que só quer fazer aparecer dinheiro inventado do nada o mundo está pagando por uma crise tecnológica. Obviamente existem fatores como a obsolescência programada e as pilhas de materiais que além de poluir com o espaço, plásticos e outros componentes que vazam, mas num primeiro momento o impacto foi causado pelos mineradores de criptomoedas.

Ainnnn, você só fala de cripto e xinga“.

Por que não? Só consigo enxergar que muito da falta de componentes e alta de preços foram causados por estes trastes que além de proliferar práticas criminosas, ajudam a consumir mais eletricidade – e por muitos países que são escorados em geração à carvão, como a China cujo comércio em cripto fora proibido, mas se for pelo Partido e mineração, tudo bem.

Mas aí a Nvidia mesmo vendo que perderia clientes dum lado, perderia de todos os outros e inclusive estagnaria tecnologicamente, começou a bloquear alguns de seus modelos de GPU a nível de firmware para impedir com que saíssem da fábrica direto pra fazendas de mineração, inclusive os drivers seriam capados naturalmente, com impacto pífio ao resto da performance (a não ser para AI, que foi prejudicada em muito). Porém só fizeram isso com poucos modelos de entrada, afinal não vão querer perder as vendas pros mineradores, né?

Lógico que isso tudo feito em um âmbito legalizado e justificado. Só que as obviedades desse mundo criminosoque poderia ser apenas levemente subversivo, pela vontade de burlar umas regrinhas for fun levaram à modificação de software para utilizarem as mais novas e nem-tão-boas-assim GPU que foram “prejudicadas” pela ação da Nvidia. E agora existem as modificações físicas pra isso, causadas pela própria falta de componentes que eles mesmos fizeram surgir.

A linha RTX 3070M que é usada para laptops está sendo divergida direto da fábrica para estes fazendeiros virtuais – que de Farmville não têm nada – pois não entra nem na categoria de supressão feita pela Nvidia com driver ou firmware limitante, está sendo adaptada em form factor para desktop para tal uso, e chutem a região do ocorrido

De repente essas GPU gambiarradas invadiram o mercado asiático como no TaoBao mas são um pouco mais caras do que as comuns, porém parecem estar mais disponíveis em grandes quantidades.

Uma das grandes vantagens para esses malditos é a TDP, basicamente metade na a versão mobile com diminuição mínima de performance, então stonks para o morfético do cryptofarmer. A Nvidia apesar de parecer boazinha e limitar as RTX 3060, não fez nada contra o NiceHashdriver feito para liberar o potencial das GPU – que nas RTX 3070 e 3080 parece ter aumentado em até 90% a performance para o cálculo de hashes. Que engraçado, não?

Direto do seu ex-futuro laptop para uma fazendinha quente no meio da China

Essas UPG (em português a sigla fica horrível, credo!) para laptops também possuem uma característica que só agora é explorada por estes animais de teta do cripto: elas não têm travas de LHR, então além de gastarem menos energia são ideais para a mineração. Até as vendas das RTX 3060M foram notadas.

Agora quem quiser um laptop bom mesmo, terá de ficar com as APU da AMD (se encontrarem, claro), pois aposto que direcionarão a manufatura de GPUs para as versões mobile “por algum motivo“, realimentando toda essa crise que não prejudica apenas quem curte uma jogatina, mas quem trabalha e até mesmo na área médica, automotiva e até mesmo de geração de energia por painéis solares e até mesmo turbinas.

Fonte: Tech RadarTom’s Hardware

Author: Eric Mac Fadden