Áudio via GPU

Uma das novidades da NAMMa feira da Associação Nacional dos Comerciantes da Música no EUA – foi algo que ninguém havia tentado antes: usar a GPU do computador para o processamento de áudio. Se aproveitando dos recursos da esquecida plaquinha no meio, mesmo porque até a quantidade de VRAM em muitas das atuais é maior do que a própria RAM destes para a produção musical, foi uma maneira genial de carregar o peso de VSTs (instrumentos virtuais, atualmente com samplers reais para aumentar a veracidade dos timbres) e outros efeitos que demandam processamento apenas da pobre CPU.

Outro ponto interessante é a latência, já que se tratando de áudio nada melhor do que um imediatismo crônico, pois por muitas vezes plug-ins e efeitos são tão pesados e grandes que têm de ser processados quase que exclusivamente para tocarem em tempo real ou então que sejam aplicados e tocados depois de uma renderização do áudio sem ser na hora.

A GPU Audio é um software de uma desenvolvedora que já possui vários softwares como VSTs, DSP (processadores digitais de sinal) e soluções web para áudio, inclusive com potenciais clientes empolgados com o novo recurso:

Abbey Road? Quem são esses caras na fila do pão?

Não creio que serão os reis da cocada preta no ramo, mas como pioneiros abriram caminho pros softwares já existentes começarem a pensar no assunto com algo muito importante no ramo profissional: retrocompatibilidade.

Assim como um banco de dados tem de ser adaptado/interpretado por uma mudança de estrutura num servidor, com áudio algo parecido passa pelo mesmo processo. Já temos remasterizações de gravações dos anos de 2010ahhh… a Loudness Wars foi horrível, vide o Death Magnetic do Metallica – portanto abrir os projetos no mesmo software é essencial e nada melhor do que abrir no mesmo ambiente, e processá-lo mais rapidamente com, por exemplo, o processamento via GPU apresentado.

Outro ponto interessante da novidade são os upgrades, que podem ser feitos livremente (com apenas Nvidia no momento) apenas espetando uma GPU nova e voilá, melhor processamento instantâneo.

Author: Eric Mac Fadden