Vazador de freqüência

Olá aventureiro do PC! Duvido em 100% das situações que tenha um processador funcional neste momento que não pertença às duas grandes player da categoria: Intel ou AMD.

Sim? Ótimo! Portanto você foi agraciado com mais uma nova e recém-descoberta feature de seu processador, que poderá acarretar em um fabuloso ataque do Hertzbleedvulnerabilidade do chip que pode fazer com que dados sejam lidos paralelamente, detectando fluxos criptografados via picos de energia e captando as chaves direto do software através de freqüência sincronizadamente, explicando seu nome.

A lustrosa função foi achada por um time da Intel, que prontamente avisou os desenvolvedores para não usarem a novíssima velha função secreta para nada, desviando seu código para prevenir seu uso. Já a AMD parece ter achado ótimo e até agora não restringiu ninguém de usar o recurso para quaisquer inclinação moral.

A técnica Dynamic Voltage Frequency Scaling ou DVFS (Escalonamento Dinâmico de Freqüência de Tensão) é utilizada em processadores mais recentes, e os ARM também teoricamente podem ser fabulosamente contemplados da mesma maneira. Só falta a sempre atrasada Apple se mexer e dizer que tem também, ó azarão!

Ninguém me diz como uso meu PC!

E se acaso existir pessoas que odeiam os mais recentes lançamentos e tecnologias, como os idosos, existe uma solução: pedir para seu fabricante amigo desabilitar todas e quaisquer possibilidades de boost de seu processador.

Devemos ficar ansiosos?

Para todos que aguardam empolgados esta novidade, infelizmente não. O uso de tal técnica demandaria acesso físico, equipamento de monitoração de energia em altíssima definição e diastalvez semanaspara conseguir fazer o backup de apenas uma chave encriptada. Portanto não fiquei todos ouriçados para usá-la. Porém o logotipo criado para tal ao menos não tem copyright, podem usá-lo à vontade!

E quando digo que é uma feature, é isso mesmo, pois nem uma falha é mas sim a exploração de um recurso importante dos processadores atuais. Viveremos sabendo que uma das portas de casa não tranca apesar dela se encontrar no teto e a maçaneta ser minúscula e escorregadia.

Fonte: DigitalTrendsHertzbleed

Author: Eric Mac Fadden