Alguém lembra do WAP (Wireless Application Protocol)? Como era impensável acessar a Internet de um celular em 1999 e ficávamos maravilhados com o o amigo rico que podia usar tal função? Em 2007 já era tão obsoleto quanto o presidencialismo e todas as operadoras ao redor do mundo foram desativando aos poucos até o protocolo sumir do mapa, pois o mesmo não suportava o HTML de basicamente todos os sites há anos. Fora que os celulares já tinham uma capacidade e uma utilização que se aproximava dos computadores tradicionais.
Tecnologias morrem, deal with it
Carburadores em automóveis novos não existem atualmente e são algo obsoleto por causa da injeção eletrônica, muito mais eficaz – hoje são utilizados em cortadores de grama e motores à explosão mais simples, como geradores pequenos – pois sua função fora sobrepujada há tempos e não oferece vantagem alguma para a motorização atual.
E se tratando de obsolescência real de tecnologias, a internet sofre diariamente com linguagens, protocolos y otras cositas más onde é muito rápida a transição para algo mais novo e veloz, como o 2G – que era fantástico na época que foi implantado – quando em poucos anos era ultrapassado pelo 3G e posteriormente pelo 4G, e logo teremos o 6G porque os moinhos de vento causam câncer, COVID e a Terra é plana por causa do 5G.
Cada dia que passa utilizamos mais e mais dados, um volume absurdo se contarmos com o streaming em alta resolução (oi h.265, seu filho duma puta – editores entenderão), por isso que protocolos mais rápidos são necessários, e nisso a banda utilizada para as tecnologias mais lentas são desativadas para outros usos.
As operadores de celular nos EUA anunciaram a desativação de toda rede 2G e 3G no país a partir de dezembro de 2021 até dezembro de 2022. A Inglaterra também terá o mesmo prazo e na Austrália Suécia o processo já começou.
Mas alguns dispositivos que ainda têm sua plena utilidade serão afetados: os Kindle DX de 1ª e 2ª geração.
a pronto
Os modelos em questão não possuem Wifi, apenas conexão celular, portanto quaisquer funções que necessitem Internet cessarão logo que as operadoras podarem a conexão. Claro que via USB – algo tããããããão demodé para o habitante da ‘Muricah hoje em dia – o aparelho terá ainda a capacidade de trocar, adicionar, apagar e remexer documentos à vontade, ou até o dia que o USB for obsoleto.
Basicamente não muda absolutamente nada para os camponeses do 3º mundo, pois além de não conhecer ninguém que tenha um plano de celular só pro Kindle – um desperdício estúpido ao meu ver – muitos de nós têm “métodos alternativos de aquisição” de conteúdo para seus e-reader.
Para os ‘Muricahns que choram porque acabou o Nescau, a Amazon oferece um cupom de $50 para comprar um novo e $15 em livros. Portanto se você mora na Terra da Libertardism™ e possui um perfeitamente usável e offline Kindle DX, pare de chorar e meta a mão no bolso para atualizar a tecnologia e gerar mais lixo pra China mandar de volta.
Fonte: Mashable – Good E-reader