Extraído do verbete do Dicionário ODZ do Mundo Real:
Neocuzismo (s.m.) – filosofia adotada pelos que por protesto, revoltados quanto ao corrupto conceito político de direita atuante, se vêem obrigados a apoiar um movimento corrupto esquerdista contrário para validar uma escolha, seja para melhor ou pior, mas contra serão.
Movimento este gerado na Internet e que em sua maioria envolve os mesmos eleitores do governo conservador atual, arrependidos. A prática possui o mesmo conceito da escolha anterior, apenas perpetrando o potencial erro assim percebido pelos mesmos. Vide: ironia.
Ex.: “As conseqüências a gente vê depois” – neocuzista clássico tradicional.
O termo fora cunhado por opositores e apoiadores do atual modelo direitista, parodiando as escolhas feitas por eles mesmos, apenas no sentido contrário, tornando-se eles mesmos motivo do próprio escárnio. As críticas vão desde a utilização ad hominem aos neocuzistas à racionalização de sua própria maneira de pensar – esta idêntica à filosofia neocuzista – à prática de fake news ou do desespero na busca de provas de seu ponto de vista similar ao neocuzismo que tanto criticam.
Ex.: “Tudo comunista e apoiador de traveco” – opositor patriota, após o coito com um travesti ao deixar a família na casa da sogra.
O que se mantém fora desta questão são chamados “isentões” pelos “de família tradicional“, pois não querem se envolver e chafurdar na crise criada por eles mesmos. Segundo os mesmos, neocuzistas surgiram para apoiar o comunismo, mesmo reiterando serem um fac símile de sua atitude primária.