Uma das grandes promessas feita para o Windows 10 foi a de rodar nativamente apps feitos para o Robozinho Verde™ – sistema móvel de pobre segundo os adictos em maçãs e em selfies com fruta – que daria acesso à vasta biblioteca de aplicativos móveis para serem usados na telona de seu PC.
Demorou mas aconteceu, o futuro Windows terá suporte aos APK de Android, porém há uma ressalva: terão de rodar via a Amazon Store. Mas dando certo, qual é o problema?
O problema é o dono do sistema.
O Oráculo™ resolveu começar a trocar o sistema de seus aplicativos pelo Android App Bundle, que segundo eles permite um tamanho menor de instalação e arquivo original e proporciona uma segurança maior.
A partir de agosto deste ano os novos apps do Lujinha™ terão de ser nesse formato obrigatoriamente – não que o Android vá parar de rodar os APK já existentes – mas dá pra prever uma obsolescência programada vindo por aí, entendendo que os maiores e mais populares apps rapidamente trocarão de formato e provavelmente tornando aparelhos antigos incompatíveis com estes, apenas especulando – justo agora que tivemos esta boa notícia.
Apesar da promessa da TioBill$oft™ ainda ser interessante, a maioria das pessoas que desejam utilizar os apps de Android no computador quer rodar qualquer APK disponível – pois a loja da Amazon em si é bem capada quanto aos aplicativos – o que a Microsoft afirma ser possível.
Temos ainda o Fator Vista™, que proporciona uma possibilidade ENORME do Windows 11 ser um fracasso – muitos já dizem parecer apenas uma skin do W10 – porém como acostumamos, se tudo der errado haverá em menos de dois anos uma luz no fim do túnel.
Um Windows 12.
Fonte: Digital Trends