A Sony há dois anos atrás mostrava um conceito para mais um carro elétrico onde até o português da padaria parece querer investir. Não obstante, agora na CES 2022 revela DOIS modelos do Vision-S – sendo uma SUV – e obviamente foca muito na automação, trabalhando com sua divisão Aibo (daquele cachorrinho robô que agora não parece ser tão bobo) e AirPeak (de drones) para aprimorar a AI e detecção de obstáculos, telemetria, reconhecimento facial e afins.
Lotado de sensores por todos os lados, o Vision-S poderá detectar as vibrações de Sua Mãe™ se aproximando e automaticamente jogar os assentos fora – como se ela coubesse nisso – com sensores de imagem CMOS e de detecção de distâncias LiDAR para seu assistente de direção. Outra coisa que o bólido possui é reconhecimento do usuário por “tempo de vôo“, como se soubesse quem é o papai motorista só de sentar no banco, regulando tudo automaticamente.
Gestos e comandos de voz também são parte dos cacarecos inclusos na banheira da Sony, como 5G e OPERAÇÃO REMOTA – algo que me preocupa – sendo desenvolvida por parceiros. Tudo isso já sendo testado na Europa desde 2020. Sem falar nos updates automáticos OTA (On The Air) – o que claramente bloqueará o carro se acaso não assinar a PS Plus™.
A customização também será um ponto forte do carango, contando com seleção de som para aceleração e desaceleração (prevejo algo Trekker no ar), temas para os displays e é claro se resolver formatá-lo, as configurações estarão na nuvem.
E é claro, a função que todos estavam esperando: futuramente dará pra jogar o Playstation (Playstation, Playstation!) de casa via streaming. Se as companhias aéreas não quiserem melar o 5G antes, claro.
Todas as promessas não vão ficar apenas no papel, já que a Japoneusa afirma que a Sony Mobility Inc. entrará em operação neste ano.