Olá aventureiro do PC! Duvido em 100% das situações que tenha um processador funcional neste momento que não pertença às duas grandes player da categoria: Intel ou AMD.
Sim? Ótimo! Portanto você foi agraciado com mais uma nova e recém-descoberta feature de seu processador, que poderá acarretar em um fabuloso ataque do Hertzbleed – vulnerabilidade do chip que pode fazer com que dados sejam lidos paralelamente, detectando fluxos criptografados via picos de energia e captando as chaves direto do software através de freqüência sincronizadamente, explicando seu nome.
A lustrosa função foi achada por um time da Intel, que prontamente avisou os desenvolvedores para não usarem a novíssima velha função secreta para nada, desviando seu código para prevenir seu uso. Já a AMD parece ter achado ótimo e até agora não restringiu ninguém de usar o recurso para quaisquer inclinação moral.
A técnica Dynamic Voltage Frequency Scaling ou DVFS (Escalonamento Dinâmico de Freqüência de Tensão) é utilizada em processadores mais recentes, e os ARM também teoricamente podem ser fabulosamente contemplados da mesma maneira. Só falta a sempre atrasada Apple se mexer e dizer que tem também, ó azarão!
E se acaso existir pessoas que odeiam os mais recentes lançamentos e tecnologias, como os idosos, existe uma solução: pedir para seu fabricante amigo desabilitar todas e quaisquer possibilidades de boost de seu processador.
Devemos ficar ansiosos?
Para todos que aguardam empolgados esta novidade, infelizmente não. O uso de tal técnica demandaria acesso físico, equipamento de monitoração de energia em altíssima definição e dias – talvez semanas – para conseguir fazer o backup de apenas uma chave encriptada. Portanto não fiquei todos ouriçados para usá-la. Porém o logotipo criado para tal ao menos não tem copyright, podem usá-lo à vontade!
E quando digo que é uma feature, é isso mesmo, pois nem uma falha é mas sim a exploração de um recurso importante dos processadores atuais. Viveremos sabendo que uma das portas de casa não tranca apesar dela se encontrar no teto e a maçaneta ser minúscula e escorregadia.
Fonte: DigitalTrends – Hertzbleed