VocêEntuba

Ou no caso, eles que querem te entubar. A última instância que os monopólios de servidores – onde está a maior parte da internet – como Azure, AWS, Cloudflare, Oráculo e afins, é de agora socar no butico de todos o Manifest V3 ou algo pior baseado nas ações que nossos “heróis” da Mozilla tiveram no começo do ano para nos livrar de “não sermos maus“.

Quem utiliza adblockers para Surfar na Web™ pode ter percebido inúmeros sites quebrando essa semana, mas o pior foi um certo Site de Vídeos® (não os que você usam para o estudo de anatomia, seus pervertidos!) que após uma incômoda janelinha no início da semana e seu filtro no UBlock que às vezes ferrava o scroll da página, a plataforma ostensivamente “convencia” o usuário após três avisos, a desligar seu adblocker – algo impensável no YouTube – e finalmente lhe trancava de assistir quaisquer vídeos. Mas não era um strike ou cancelamento de conta, era apenas no player do site.

Isso aconteceu pela semana toda, e quando o navegador (Firefox) atualizava ou o UBlock atualizava, tudo voltava como deveria ser. Aí instalei o Brave, pois no trabalho parecia funcionar – mesmo com o UBlock instalado – mas em casa O Oráculo™ resolveu quebrar o bravo leãozinho, o transformando num gatinho kawaii pedindo pweeeeeeze para eu desligar meus métodos de obter paz nessa distopia maligna que vivemos atualmente. Apelei para *sic* assistir vídeo no celular com o Revanced, que vida ingrata…

“Pweeeeeze?”

É inadmissível utilizar navegadores sem bloqueadores de ads, pois além de entupirem a tela com banners de mães solteiras na sua região e produtos milagrosos em sites de vendas fake, também se apropriam de seus biscoitos, onde os dados de navegação estão, e analisam seu comportamento para direcionar mais e mais anúncios intrusivos – todos são, não há ad bonzinho – lhe enviar emails, aparecer em *sic* redes sociais e inclusive para alimentar as AI e bots que circulam pela internet se alimentando de preciosa banda.

Opala beberrão

Como normalmente estes dados roubados são utilizados

Em 2016 estimavam que entre 18% e 79% da banda móvel de um usuário comum, poderiam ser consumidos por ads. Na época planos de celular e sua velocidade eram horríveis, algo que hoje pulamos facilmente dos 3mbps de outrora para incríveis 20mbps (!!!!) de atualmente se você não for cliente Claro, que continua no mesmo patamar. Imaginem o estrago que não se faz com a conexão fixa? Um dos “benefícios” do targeted marketing seria justamente economizar banda para enviar ao usuário apenas ads que o interessaria, transformando assim todas as empresas que nos dão “almoço grátis” como emails e contas no Twitt… quer dizer, X em eficientes máquinas de mineração dos seus metadados para “economizar” e internet do mundo. Que dizia que eles eram maus mesmo?

Como alguém consegue… ser INDIANO? Ah é, e usar o YouTube claro sem adblocker…

A luta contra essa política estúpida do YouTube continua. Ontem assisti meia dúzia de vídeos, e quando abri novamente o navegador estava lá eu travado, no Firefox e Brave (sim, instalei essa merda aqui, como alternativa). Hoje passei por vários vídeos também e necas de aviso mala. Persistirei até tal absurdo me fazer abandonar a plataforma – ou se houver uma informação necessária mesmo, JDownloader me ajudará.

Às vezes limpar o cache e atualizar o UBlock funciona

E não se esqueçam de usar o Sponsorblock e lavar as mãos após acessar o Google – YouTube: onde o produto é VOCÊ! Mas aguardemos mais péssimas notícias para outros sites, ou quase todos…

Author: Eric Mac Fadden