Já cansei de avisar, agora é óbvio. Ninguém (comum) mais minera cripto porque é impraticável e até as farms na China fecharam porque não obtém mais vantagem nenhuma em operar, pois as hashes se tornaram complexas demais.
Usando computação quântica se torna cada vez mais possível quebrar a criptografia do Bitcoin e seu blockchain por exemplo, e isso poderá ser um problema futuro para quem apoia tal modalidade de enriquecimento tirado do ar – criptomoedas são apenas cálculos como lastro, assim como o dinheiro já foi com o ouro – e os grandes “investidores” sabem disso e correm para lucrar o quanto possível com isso antes que a mamata acabe. Existe até um movimento entre os mesmos que tem esperanças em melhorar sua criptografia, mas me atenho à possibilidade anterior.
…e tem as memecoins, conhecidas no meio dos criptobabacas como shitcoins – não levar em consideração a HitChain e sua adequada nomenclatura: $HIT – e que cheiram a golpe de longe e que claramente têm lastro em hype, posteriormente perdendo seu valor e enfiando dólares reais na cloaca dos investidores iniciais – muitos previamente avisados por seu criador com o intuito de se aproveitar e enriquecer com a prática – e mandando ver no rug pull habitual.
Mas normalmente estes são apenas celebridades, não presidentes.
Podem investir o quanto quiserem, “lucrar” algumas centeninhas de dinheiros após anos de hercúleo esforço e mudança de moedas para evitar a Receita Federal, para depois se gabarem que são investidores fodões – como os day traders se acham – e ficarem atolados com algo que não te faz compras mensais e te tira um peso real das costas durante o período entre salários (como nós vivemos normalmente).
Cripto é golpe e cada dia que passa, essa visão se torna uma certeza pois a hype de se obter isso acabou, e agora é objeto para otários torrarem seu dinheiro real em uma ganância surreal.