Um belo método pra descobrir se alguém está falando merda. Porém o mais importante é se basear no que já se tem certeza pra não cometer o mesmo erro de outrem – sim, tudo que é teórico envolve opinião, cuidado com empirismo – e isso se aplica não apenas para a física, mas na parte social das coisas, apesar da variável humana ser imprevisível à vezes – aqui está um ponto já descoberto – e não levar em consideração o estilo de Detecção de Balela de Sagan™ é repetir os mesmo erros over and over again.
Reparando em comentários de algumas pessoas – não aqui, mal consegui acompanhar os comentários ontem – percebi que utilizavam a mesma premissa do dragão citado no vídeo, onde empiricamente por não haver provas contra o que diziam, se “provavam” certos de suas opiniões. E claro que era sobre política.
Quando envolvemos o lado social a ciência real se torna quase que inútil. Porém podemos utilizar as falhas dessa área com o método científico, eximindo os flagrantes baseados em opiniões e crendices pessoais poderemos chegar à conclusões lógicas e mais efetivas. Como bons ratos de laboratório.
Não que a ação ou o resultado sejam bons mas no final, será a racionalidade falando – não as vísceras e instintos vingativos – mesmo que seja por meio soluções não-ortodoxas e inesperadas.
Pensem com a cabeça, ajam com a cabeça, não com o cu.
Fonte: Vozes da minha cabeça