A volta do mineiro

Não demorou muito pra alguém circundar o sistema anti-hash que capa as GPU da NVidia de minerar à toda.

As novas RTX 3060que prometiam ser as de entrada livres dessa mazela – têm em seu firmware a capacidade de limitar o cálculo de hashes, mas graças a um driver (470.05) distribuído apenas aos usuários do Windows Insider foi detectado que ao menos o Ethereum continua a ser explorado como a honra de Sua Mãe™, livremente.

Alguém que conseguiu comprar uma RTX 3090 e já botou pra recuperar o investimento

O firmware que bloqueia mineração funciona com o passar do tempo. Quanto mais tempo o cálculo é executado, mais difícil fica para placa calculá-loestou falando de segundos, não meses, anos ou qualquer medida utilizada para saber a idade da sujeira do umbigo da Sua Mãe™. Porém o driver mesmo liberando o trabalho, funciona apenas para a primeira placa num sistema multi-GPU, onde as outras continuam aleijadas.

Também foi constatado que a RTX 3060 funciona melhor e mais eficiente com o driver.

Funcionando melhor ainda por cima

Mesmo sendo a GPU menos eficiente da linha, ainda é a mais barata e melhor do que uma RTX 2070.

E o que isso tudo quer dizer? Até mesmo a plaquinha de entrada (que pra mim seria mais do que um sonho longínquo) da última geração tem capacidade de mineração, portanto, vai faltar mais chips para a fabricação e tudo ficará mais caro novamente. Lembrando que na mesma linha que se produz os componentes lógicos das GPU também se fabrica os chips para carros, equipamentos industriais e até para IOT.

E quem comprará tudo de antemão fazendo com que o mercado no mundo todo fique prejudicado? Quem?

Fonte: Videocardz

Author: Eric Mac Fadden