Volta pro escritório, vai…

Depois desse período de home-office muitos descobriram que para algumas funções trabalhar no escritório é inútil e caro. Não há a necessidade de vale-transporte (ou no caso dos EUA, não precisa pagar gasolina do carro), pode-se pedir comida ou pegar algo da sua própria geladeira. Não aconselho para todo tipo de trabalho, mas muitas vezes estar alcoolizado em casa em parece ser mil vezes melhor do que dizer “bom dia” do porteiro ao patrão, e pasmem, o serviço flui.

No ramo de TI quando não é infra, é uma bênção ficar longe dos outros que só atrapalham. Você quer programar, quer resolver os pepinos efetivamente, mas sempre tem alguém perguntando algo e pedindo pra ver algo incrivelmente não relaciona ao seu trabalho. Edição de vídeo não é diferente, somos praticamente irmãos de batalha.

“Eu poderia estar de cueca em casa ouvindo Metallica e comendo pizza de ontem, mas tive de tomar um banho e três conduções pra ficar com a chefia olhando feio enquanto os faço ganhar dinheiro sem fazer nada”

Google chama

Já que parece que “acabou” a pandemia (justo na reta final pra apertar algumas regrinhas e não deixar uns cupins vivos pra não retornarem) as empresas querem ter controle dos funcionários os pressionando e observando para não deixarem brechas do gostinho de liberdade e flexibilidade que as pessoas têm em casa. Eis que O Oráculo™ querem dar uma “vantagem” para o pessoal retornar à chata vida de escritório – toda aquela diversão oferecida é propaganda pro pessoal do turno de 14 horas.

A Incrível Vantagem™ é um patinete.

Isso mesmo, um fodendo patinete. Ainda por cima alugado.

Isso vale a volta ao escritório? Sério?

A empresa desses veículos pestilentos, a Unagi, irá locá-los para o transporte dos funcionários do Google – estes agora com a opção de trabalho híbrido, mas com ao menos três dias por semana no escritório, pra quê?e essa inscrição será paga pelo funcionário, mas reembolsada.

Segundo o CEO da Unagi: “Há uma apreensão entre os funcionários. As pessoas realmente se acostumaram em trabalhar de casa. E eles estão tentando fazer de tudo para melhorar essa experiência de voltar“.

Acostumaram porque na maioria das vezes é melhor fazer isso de casa se possível, e basicamente ninguém quer ter de voltar pro escritório, não é necessário, é melhor pro meio ambiente, menos estressante (se não tiver filhos, aí foge pra lá mesmo) e pra empresa não se gasta com espaço físico, energia elétrica, água… é apenas vazar dinheiro em nome de funções que são um enfeite e ferramenta de pressão, como a esmagadora maioria dos gerentes.

E o Google claramente só deu essa “incrível vantagempor causa dum acordo comercial entre as empresas, igual à venda “exclusiva” de títulos de clube ou de planos de saúde oferecidos como vantagem para os pobres funcionários que só queriam comer carne duas vezes por semana. Inclusive a matéria de onde tirei as informações é estupidamente tendenciosa pra esse lado.

Tudo pra espremer mais ainda quem trabalha de segunda à segunda…

Fonte: Techradar

Author: Eric Mac Fadden