Fake review

Não é de hoje que que em qualquer plataforma de venda vemos frases como “ótimo, é minha segunda compra e recomendo!” em reviews de produtos como dildos ou pesos para levantamento – coisas que é de sabedoria popular que estragam rápido, ao menos se for Tua Irmã™ – e já levanta aquela bandeirinha vermelha mental se vemos demais no mesmo produto.

Além do positivismo irritante, só serve pra levar idiotas à aquisição do produto do anúncio que provavelmente seja uma porcaria chinesa descartável – REDUNDÂNCIAe prejudica além do consumidor, a plataforma mesmo que ela não se importe tanto quanto quem compra, como a Amazon.

Eis que em um hercúleo esforço contra reviews fake, só agora que a Firminha do Seo Bezos™ resolveu achar e processar os responsáveis por 10 mil grupos de Faceboo… META™ que desde 2020 organizam essas resenhas falsas de produtos. Mas não é de hoje que isso ocorre e eles sabem.

Os admins desses grupos apelam até ao Fiverr para angariar as almas de gananciosos incautos em troca de dinheiro e produtos, tudo com cara de ser administrado por algum indiano ou russo – basta ver os nomes dos usuáriose recrutando pessoas do Japão, Europa e dos U.S. and A. (nada citando aqui, o povo mais mutreteiro das Américas). Muitas vezes até pagando de volta se adquirissem o produto do anúncio.

Isso gerou até um caso de fones de ouvido bluetooth de marca Zé mais bem cotado do que marcas como Bose ou Sony.

Eis uma vítima desses reviews

Um desses grupos tinha 40 mil participantes, que eram instruídos por uma AI que apenas trocava umas palavras nos reviews a ser copiados junto ao link do produto para fingir ter alguma legitimidade. Algo extremamente prejudicial para uma pequena empresa que fechou em uma vertiginosa queda de 40% nos lucros no primeiro quadrimestre, ficando com miseráveis 39,3 bilhõeszinhos para pagar seus escravos funcionários, e provavelmente coloquem a culpa nesses reviews (tenho certeza que não foram eles os autores, pois o padrão é diferente e… shhhhh…).

Se não fosse pela idoneidade dessa corporação, o pobre Bezos estaria com seu nome jogado na lama, chorando em seu Jaguar enquanto enxugaria as lágrimas com notas novas – estas que servem para acender charutos ou como modelismo aéreo.

Os reviews falsos são apenas um detalhe irrelevante comercialmente falando, só querem maximizar os lucros depois que o “desespero” bateu quanto sua queda no faturamento e é esse o real motivo dessa força-tarefa que iniciaram agora. No fim quem se ferra mesmo, somos nós.

Fonte: TechCrunch

Author: Eric Mac Fadden