Usem o Firefox

Até o final do ano tudo que é navegador baseado em Chromium irá foder nossos queridos e plenamente necessários adblockers com a linda API do Google, a Manifest V3. Com um marketshare basicamente de 80%+ com os navegadores que usam seu motor, O Oráculo™ irá fazer a vida dos desenvolvedores daquilo que torna a internet tolerável esses dias um inferno, se não os fizerem desistir pois na vida real, as minorias perdem.

Alguns navegadores com motorização distopiana já contam nativamente com algumas funções que impediriam os trackers malignos, mas sabe-se lá quão eficientes serão após a implementação final da API. Dois navegadores ainda relevantes, o Firefoxúltimo bastião da liberdade – e o Safarique só é relevante porque pessoas gostam do iPhone por algum motivo -, sendo que este segundo a utilização de extensões é um pouco mais complicada para o usuário médio, porém ele já utiliza o Manifest V3.

O pesadelo distópico de nos vender como ferramenta de produto já está e é plenamente a maior fonte de renda do Google – “don’t be evil” – e claro que todos que tiverem forças para lutar contra, o farão. Acredito que o Firefox até o final do ano, quando muitas pessoas começarem a se incomodar com a falta de extensões e adblockers, aumentará expressivamente sua fatia no mercado de navegadores, como foi na Era de Ouro da Internet™pirataria e memes melhores…. bons tempos…

Dinheiro não é tudo, mas é 100%

E o que causou essa reação da empresa que não deveria ser má é o que daria a possibilidade de matar de vez o que nos impede de ver as malditas propagandas e ads: Grana, Alfafa Judaica™, Bufunfa, Faz-me-rir ou, dinheiro.

Empresas de desenvolvimento de software funcionam com dinheiro também, mesmo as pequenas, não parece, mas é.

E os desenvolvedores que trabalham com isso não vivem mais aquela realidade da saudável competição em “quem vai melhorar a vida das pessoas hoje?“, é seu ganha-pão e lhes paga a internet e VPN pra consumir pr0n de anões com cavalos besuntados em azeite de dend…. não, pera. E como a internet é tão mais importante pras pessoas do que ter energia elétrica ou comida, muitos desistirão desse tipo de cruzada e deixarão a humanidade – esta que realmente necessita disso – à míngua.

Antes de sucumbirmos à malignância dos ads em definitivo, teremos um grande aumento de relevância do Firefox no cenário, até eles mesmos acabarem por crescer no mesmo estilo de negócio após tocarem no pote de ouro em algum certo momento, aí estaremos condenados à zumbificação em definitivo.