Privacidade em último lugar

Na América do Norte já vimos a ação das agências de direitos autorais em cima de quem inocentemente torresma uma copiazinha dum filme qualquer, como E.T. ou A Outra História Americana, processando e cortando seu acesso à internet diretamente do provedor. Por isso que quem mora por aquelas bandas, vive de VPN – empresas que provavelmente possuem um lobby enorme junto das produtoras de filmes também, assim podendo lucras em dois front. Inclusive por aqui esporadicamente acontece isso.

A new report reveals why piracy continues in the streaming age

Tudo isso facilmente detectado pelo provedor – que nem sempre quer cooperar nesses casos, pra não perderem clientes – providenciando o máximo possível de dados com o judiciário, muitas vezes à pedido do governo. Aí quando o Estado se mete, não apenas uma pessoas física se ferra, mas o provedor de serviço também pode rodar junto, como já vimos aqui o que pode acontecer quando agem. E esse nem foi o caso de direitos autorais hein…

O Estado pode

Retomando o caso dos direitos autorais, os judiciários de todo o mundo já mostraram o que podem fazer nessa situação, portanto nada mais normal do que se tornarem a força máxima quando algum estúdio se sentir prejudicado por pessoas malignas estarem roubando seu trabalho, mesmo que já tenha obtido um lucro dantesco. E é o que aconteceu na Índia, com um dos apps mas “privados” que possamos usar como pessoas comuns.

Agora o caso nem foi um grande estúdio ou produtora musical, foi à pedido de um professor indiano cujo curso era distribuído no Telegram em canais de “conteúdo gratuito“. Mesmo com a plataforma do Mr. Pavel brigando contra, teve de revelar IP, nomes y otras cositas más sobre os donos desses canais para o governo tomar providências. O apelo do Telegram foi que os servidores localizados em Cingapura não podiam ter seus dados revelados segundo as leis de lá, o que não surtiu efeito na Índia.

Mesmo assim, a plataforma afirma que nem sempre dados privados possam ser obtidos sem que alguns requisitos, servidores e local estejam alinhados com isso. Mas sabemos que isso provavelmente não seja verdade.

Enfim, vimos aqui que mesmo os paladinos da privacidadeo app maligno que subversivos utilizam para planejar agitações e protestos contra a ordemobviamente têm seu lado puta e que abrem as pernas pra qualquer grande mercado que ameaçar bloquear sua presença. E que o Estado consegue mais dados de você do que gostaria.

Fonte: TechCrunch