China vs. China

O país aprendeu muito com o Japão. Durante a recuperação da WWII os nipônicos além de criarem uma filosofia laboral doentia, se tornaram exímios copiadores e engenheiros reversos das tecnologias que a ‘Muricah pedia pra ser produzida por lá. Em um certo ponto se tornaram melhores do que eles.

Há muito tempo dependemos da China e sua mão-de-obra infantil e escrava barata apara obtermos de tudo: dum simples apontador de lápis às nossas GPUs. E claro que isso vem com um totalitarismo de bônus.

In Coronavirus Fight, China Gives Citizens a Color Code, With Red Flags -  The New York Times
Você não gostaria de receber um vermelho desses antes de ir ao mercado

Agora mais do que nunca os cidadãos chineses – antes apenas escravizados pelo Ocidente e sua sedenta necessidade consumista – sofrem com a falta de liberdade causada pela própria tecnologia que outrora apenas produziam, então sendo utilizada para controle de massas de uma maneira mais descarada do que crimes de um certo invertebrado num certo país tropical.

Tiro no pé?

O reconhecimento facial é um dos maiores trunfos e inimigos do próprio povo chinês: é a única tecnologia que consegue diferi-los e com isso, identificá-los com precisão para sabem quem, onde e quando no país.

Mas como a recolonização de Hong Kong pela China será lenta, ainda haverão pessoas que prezam por um mínimo de liberdade lá dentro – apesar da certeza que O Partido™ vencerá no finale isso acaba por inspirar outros no país a criar uma contratecnologia para os maléficos fins governamentais.

Claro que disfarçado de avanço para a China, quatro estudantes da Universidade de Wuhan para participar da Copa Huawei de cybersegurança criaram um padrão que pode ser usado em vestimentas para enganar os sistemas de detecção das câmeras de vigilância que utilizam luz visívelas que reconhecem rostos.

O design criado foi muito bem planejado para balancear o mínimo de suspeitas à olho nu e fazer com que as câmeras falhem sua detecção, gerando uma taxa de sucessode falha no casode até 57% do reconhecimento via software. e claro que tudo isso justificado como “para mostrar onde há falhas no sistema“.

AHAM.

Alguns dos designs de camuflagem criados pelos estudantes

Aos poucos pequenas subversões surgirão e uma certa revolta se tornarão insustentáveis. O Governo conseguiu segurar esse tanto de gente até agora, mas é como tentar equilibrar uma pilha de caixas, uma hora estará tão alta que o topo cairá em sua cabeça. Mas ainda é cedo pra dizer se os chineses estariam prontos para se revoltar, afinal parece ser confortável a eles se submeter à um controle rígido milenar.

Mas de glão em glão, o flango enche o papo.

Fonte: Vice

Author: Eric Mac Fadden