Let the magic flow

Fazer café é uma tradição mundial. O caliente líquido preto agrada a Ricos e Plebeus de toda sorte de culturas e, como não poderia deixar de acontecer, criaram ao longo dos anos formas variadas de preparar a bebida e de consumi-la, assim como supostamente fez Kaldi, quando observou suas cabras felizes ao consumir os divinos grãos vermelhos.

Para a maioria da população, o café coado é o mais comum, feito com coador de pano ou de papel (que é jogado fora após o uso). Entretanto, a descoberta do café expresso (ou simplesmente espresso) foi um divisor de águas na história do café, tornando o seu ritual de preparo bem mais complexo e detalhado.

Pelo que andei estudando, a máquina de extração do café expresso é minimamente composta por um grupo de extrator, um reservatório de água, um aquecedor de água, um sistema de pressurização, um sistema de aquecimento e um sistema de controle. O ritual de preparar o café expresso nessas máquinas especiais é tão importante quanto o de consumi-lo, e é por isso que a limpeza do aparato de preparo é tão importante.

Máquinas de café expresso de boa qualidade são caras, algo plenamente justificável pela complexidade dos mecanismos e pela qualidade do café que produzem. Entretanto, com o uso, as máquinas ficam sujas e precisam de manutenção. Em alguns lugares, inclusive, o café é preparado com água destilada, justo para não criar depósitos de cálcio no interior da máquina. Entretanto, há aqueles que defendem que os minerais da água filtrada são essenciais para absorver a essência do pó de café e repassá-la para os grãos. Acatarei essa última sugestão por questões óbvias.

Tive a oportunidade de limpar uma delas, de modelo mais simples, a Máquina de Café Expresso Mondial Coffee Cream C-08. Ela estava encostada no trabalho, pois parara de funcionar e ninguém sabia o porquê. Sempre quis testar uma dessas e me dispus a tentar consertá-la. Para minha agradável surpresa, percebi que o único defeito era sujeira, e descobri que o processo de limpeza não é tão complexo quanto parece…​ pelo menos depois que aprendi o caminho das pedras.

Cafeteira Mondial Expresso Coffee Cream C-08 em Promoção | Ofertas na  Americanas

Limpeza da máquina

A limpeza da máquina de café expresso é feita em 3 etapas:  

– Limpeza do grupo de extrator;

–  Limpeza do reservatório de água;

–  Limpeza do sistema de aquecimento.

Os dois primeiros são mais simples e não carecem de detalhes. É bem evidente como fazer. Já o terceiro é mais complexo, mas não muito difícil, e requer cuidado especial a médio prazo pois, com o uso, a máquina vai acumulando resíduos de café e calcário. Sim, calcário! A água potável é rica em minerais e o local onde a água fica dentro da máquina é um ambiente propício para a aglomeração de calcário, ou calcificação.

Muitos fabricantes fornecem compostos específicos para a limpeza do calcário, mas não parece ser muito fácil achá-los no Brasil. Inclusive, para cafeteiras mais baratas, como a do post, talvez nem valha a pena investir tanto. A limpeza poderia ser feita com vinagre branco, mas depois que abri a máquina vi que o calcário estava bem aderido ao metal e não sei se o vinagre conseguiria remover.

Abrir e limpar a C-08 não foi difícil, mas é preciso ter cuidado para não danificar as peças. Ainda, muitos passos que segui para chegar aos “finalmentes” foram totalmente desnecessários. O objetivo da limpeza do calcário é chegar a dois compartimentos, cujos nomes vou tentar adivinhar, pois “não sou barista”. Caso saibam, corrijam e o post poderá ser atualizado (ou não). Os dois compartimentos são o aquecedor, que é uma espécie de caldeira elétrica e a tampa da caldeira, que recebe a água pressurizada e distribui para o cachimbo (onde se coloca o pó de café).

A desmontagem começa desparafusando a base da cafeteira para remover a tampa superior de plástico e chegar ao maquinário. Todos os parafusos são de fácil acesso e remoção e não houve grips de encaixe chatos que muitos fabricantes usam para travar as tampas. O conjunto superior saiu bem fácil.

Eu, neófito, procurei desconectar mangueiras de água que ficam conectadas à caldeira, imaginando que ajudaria na limpeza. Não precisa fazer isso. A limpeza do calcário é bem mais simples e foi necessário, no final da história, apenas desparafusar a lateral da caldeira, separando-a da carcaça de plástico, e depois desmontar quatro parafusos laterais para remover a tampa da caldeira e o encaixe do cachimbo.

Removida a tampa, lá estava: muito calcário, todo incrustado no interior da caldeira. Não imagino uma boa porção de vinagre barato limpando aquela imundície em tempo hábil.

Na verdade, nem em muito tempo. Precisei usar algo mais…​ convincente.

Removida a tampa da caldeira, passei as escovas de metal para remover o calcário. As escovas são bem duras, mas não danificaram o metal. Inclusive, o material da caldeira é bem resistente e não parece ser de fácil desgaste. Apesar de ter insistido bem na limpeza, não consegui deixar o interior brilhando. Nem precisava, desde que ficasse livre do calcário. Depois da escovação, lavei o interior com jato de água para tirar o grude. Não se preocupe em entupir alguma coisa. Os orifícios internos são grandes o suficiente para dispensar algum resíduo que possa ter ficado.

Parafuso que sustenta a peneira para a saída de água. Use uma ferramenta apropriada (ou adaptada) para removê-lo – OU UMA MOEDA DE CINCO CENTAVOS

A tampa da caldeira foi o que mais deu trabalho. O parafuso que veda a entrada é bem trabalhoso de remover se você não usar a ferramenta adequada. A princípio pensei que estivesse bem grudado na tampa, mas não estava tanto assim. Um pouco de força manual com uma chave de fenda improvisada surtiu efeito.

O interior da tampa contém uma mola e uma espécie de bola de borracha, que serve para vedar a entrada de água e propiciar a criação da pressão dentro da caldeira.

Limpe bem essas peças, pois elas são essenciais para o funcionamento da máquina. Dedique especial atenção ao orifício onde a bola de borracha é inserida. Se houver resíduos, eles podem impedir que a bola obstrua o orifício adequadamente, comprometendo a formação de pressão no interior da caldeira e propiciando vazamento de água. Eu usei uma broca de alvenaria com bastante palha de aço na ponta para deixar o interior limpo e polido. Funcionou perfeitamente!

Mantenha o orifício limpo, não importa qual

A cobertura da tampa da caldeira é um pequeno disco de inox e por dentro estava simplesmente repleta de estalagmites de calcário. Limpe tudo e remonte com atenção, lembrando que a bola de borracha deve ser inserida no orifício da tampa E NÃO NO PARAFUSO DA TAMPA. A mola deve ser colocada na posição correta, pois ela é responsável por empurrar a bola de borracha para dentro do orifício. Limpe o parafuso com cuidado também. Ele possui orifícios por onde a água passa para a cobertura da tampa antes de fluir para o café.

Remonte a caldeira com sua tampa e o suporte do cachimbo. ATENÇÃO: Antes de parafusar o conjunto, verifique se a orientação do suporte do cachimbo ficou com o alinhamento correto. Quando ele está montado, fica apontando para fora da cafeteira. Eu não verifiquei isso da primeira vez e tive que desmontar tudo novamente para corrigir o erro.

Verifique se a posição do cachimbo fica alinhada para a frente da máquina após a montagem da cadeira

Agora é só montar a cafeteira e testar. Se tudo estiver certo, a água vai sair com pressão e o café vai sair bem quente.

SUGESTÃO: Após a limpeza com as escovas de metal, achei prudente deixar a máquina funcionando alguns minutos, desmontar novamente e limpar o interior da caldeira. A água quente ajudou a soltar mais sujeira que ficou no processo de limpeza.

Lições que aprendi com a limpeza da C-08

– Não desconecte as mangueiras de água da caldeira. A remoção não é necessária para a limpeza.

– Os materiais usados para a confecção da C-08 são, para meu olho destreinado, de qualidade surpreendente. Recomendaria sem medo a cafeteira a qualquer um. Internamente, nada eletrônico, tudo mecânico ou com peças de funcionamento simples, como sensores de temperatura e (acredito), pressão.

– A limpeza é simples e não precisa de muita habilidade.

– A máquina, embora aparente ter bastante uso, estava em ótimo estado de conservação. As peças internas plásticas e as mangueiras pareciam novas, com nenhum sinal de desgaste ou envelhecimento. ZERO vazamentos ou sinais de ferrugem foram achados.

– Caso entre ar na tubulação (aconteceu comigo), abra com cuidado uma pequena tampa plástica rosqueável que fica na parte de trás da cafeteira, numa espécie de coluna plástica. Ela é (ou aparenta ser) a válvula de escape do ar.

Enfim…

Espero que a experiência tenha sido útil para alguém. Para mim, foi uma experiência muito positiva. A C-08 é uma cafeteira muito boa e, pelo visto, o diferencial para outras cafeteiras é a qualidade dos materiais usados na sua confecção e o design.

Ter feito a limpeza da cafeteira me sugere que investir em uma cafeteira similar pode ser uma boa idéia. Não é tão cara e, se bem cuidada, pode durar muito tempo.

Caso possuam uma semelhante, não se acanhem em tentar a limpeza. Caso a extração do café esteja fraca, tentem começar pela remoção do parafuso da tampa da caldeira. Pela quantidade de sujeira que achei, parece ser a parte mais afetada pela falta de limpeza.

Por: Monkey

Author: Eric Mac Fadden