Massacrado

Turno duplo furioso ontem por causa de cliente que, pela 3ª vez, não soube se comunicar como um adulto. Reparei que após o início da pandemia boa parte das pessoas simplesmente perdeu a noção de como trabalhar ou agir em sociedade – admito que meu traquejo social tenha sido profundamente afetado – e o foco em tarefas se tornou banalizado num “tô fazendo aqui um negócio CÊ VIU ESSE TIKTOK?” o tempo todo, digno de concentração de peixinho dourado (não o Bolinha, ele é bem focado em sua eterna busca por comida).

Há outro agravante além da falta de foco e comprometimento geral, que foram os layoffs. Tarefas que antes demandavam uma equipe, agora são realizadas por uma ou duas pessoas no máximo e isso afeta demais trabalhos complexos como produção audiovisual ou até mesmo implementação de infraestrutura em geral. Sobram mãos mas ninguém quer pagar por estas.

Eis que apenas ficam os realmente comprometidos e responsáveis, criando um Complexo de Atlas, burnout e estresses desnecessários se tudo fosse minimamente planejado ou demandado de antemão – não vivendo no improviso. A área de mídia se tornou um “meu sobrinho sabe Photoshop” tão massivamente que quaisquer edições em Capcut na vertical que tenham um gif, são considerados trabalhos de gênio e dão “engajamento” (que considero resultado de doomscrolling e algoritmos).

Sim, estou exausto de fazer o mesmo job desde novembro e receber alterações há meses ininterruptamente. Tive de refazer o roteiro on-spot porque não havia o menor sentido nos manuscritos originais e realmente apreciaram meu esforço para tal… com “pequenas” alterações que foram inventando, provavelmente para mostrar trabalho. Mas reparei que toda essa produção basicamente envolveu duas pessoas do cliente, que possuem inúmeras outras tarefas e são responsáveis por quase toda mídia em vídeo e produção de feiras. Minha responsabilidade aumentou exponencialmente por isso.

Este não foi o primeiro trabalho assim desde então, mas certamente está sendo um dos mais desgastantes que já fiz. Percebo o mesmo no meu emprego diurno, onde já ando recebendo demandas que tenho de resolver tudo porque não tem mãos para realizar. Mas aprendi a dizer não pra algumas coisas e vejo outras partes se resolvendo… shhhhh… estão aprendendo a andar novamente.

Vamos ver o que acontece, nem era pra eu ter escrito tanta coisa assim hoje.

Pus uma foto com o Bolinha na capa just because…

Author: Eric Mac Fadden