1.21 GigaWatts

Nós nos preocupamos muito com nossos computadores. Até mesmo os amamosespero que no bom sentido – e cuidamos para que além da melhor performance, tenhamos uma durabilidade ímpar, já que a maioria de nós ainda mora no Terceiro Mundo™ e manter nossos hardware o máximo de tempo vivo possível, é obrigatório.

Além de toda nossa paixão antropomórfica com objetos caros, sempre queremos mais, e hoje em dia nada mais grita “PODER” do que uma enorme, parruda, cheia de veias, GPU.

Breaking the Break-Fix IT Mentality: Managed IT Services vs. Break-Fix  ITTechPulse
Acho que é hora dum talento. Space Invaders já tá dando lag

Eis que com o passar dos anos as GPU cresceram como nunca. O que era só uma plaquinha sem cooler pra jogar Tomb Raider ou Age of Empires, se tornou um demonho que se assemelha mais a um ar condicionado com evaporador e o escambau. Vide as 4090 da Nvidia.

Don't Undervolt the RTX 4090. : r/hardware

Peça fominha

Outra coisa que cresceu conforma sua potência foi o consumo de energia. Apesar de serem mais eficientes do que nunca, nessa última geração foi criado um novo tipo de conector especial só pra essa série 40 da Nvidia.

O que era pra ser um extra pros parcos 75W da PCI Express 3.0 e pra 4.0 até 300W com auxílio externo, agora DEMANDA 600W exclusivos num conectorzinho mixuruca direto da fonte, esta sempre acima de 1000W bitch please. Fora uma nova PCIe gen 5.

NVIDIA's new 12-pin power connector for RTX 3000 cards is spotted in the  wild - NotebookCheck.net News
600W só nesse coisinho!

Ok, isso seriam 600W 12V NO MÁXIMO, um cenário quase que surreal que se torna real com a adição de uma singela e pequenina RTX4090 que suga até 450W.

Porém mesmo com fontes de potência similar ou maior à de um microondas, um grande pequeno problema surgiu: o novo conector está derretendo como se fosse um chuveiro mal instalado numa rede mal dimensionada. Isso pode teoricamente acarretar em até 37 fodendo amperes de corrente nesses cabinhos e conectorzinhos aí…

Percebe Ivair, a fragilidade do cavalo?

Se o encaixe não ficar 100% – podendo ser causado pelo pouco espaço num gabinete, cabo torcido ou forçosamente dobrado – provavelmente seja este o motivo, fora o padrão Molex do conector ser EXTREMAMENTE frágil, permitindo um ciclo de vida de apenas 30 ciclos (vezes que é encaixado), é algo bem óbvio que para essa nova revolucionária geração de GPU que caga na sua conta de luz, é algo bem frágil e que pode inclusive causar um incêndio.

O efeito Joule é um fenômeno físico que consiste na conversão de energia elétrica em calor através da resistência à sua corrente, por isso o nome do que há dentro de chuveiros, aquecedores, cafeteiras, movimentos sociais organizados contra governos e torradeiras é “resistência“. Se houver um contato ruim nesses conectores, a resistência elétrica aumenta, gerando o efeito supracitado.

A falta de espaço seria uma das maiores causas desse mau contato maligno que pode botar em risco aquela sua tomadinha na parede, cujo abatjour já pisca porque o cabeamento em seu barraco não agüenta 15W. Imagine esse pedacinho ridículo de metal que nem de cobre é feito… lembrando que tomadas para alta corrente em cozinhas são dimensionadas para 20A.

Sendo o ideal um cabo em “L” para aliviar a tensãoalém de uma pequena torre de concreto pra não extirpar a PCI da mobo. Esse tipo de cabo parece que já será vendido nas próximas semanas.

O problema também exime as fontes – estas existindo com uma potência alta há muito tempo, porém as de melhor qualidade sendo as para servidoresconfirmando o 12-pin gate.

Então amiguinhos, mesmo sem ter os R$15mil pra adquirir um bólido infernal destes, seu pobre Pentium II MMX demandaria um reator nuclear avulso pra você finalmente rodar Crisis em casa e ver o que perdeu durante todos esse anos no escuro.

Uma já não-tão-caríssima RTX 3060 (como demonstrado abaixo) anda dando conta do recado para nós reles mortais…

Ryzen 5600X
RTX 3060 12GB
32GB DDR4 3600MHz

Fonte: WCCFTech

Author: Eric Mac Fadden