Censor não é só aqui

Já andamos passando poucas e boas com as quadrilhas dos Imperadores da Banânia™ (quem aqui tinha pedido uma ditadura mesmo?), pois até então tínhamos uma certa liberdade de expressão onde as pessoas tinham NOÇÃO de como assuntos eram tratados, portanto relevavam quaisquer tópicos “ofensivos“. Era só não consumir o conteúdo que tava cada um bem em seu canto canto – Porchat fazendo sentido, vivi pra ver isso. Liberdade de expressão é só o que o governo permitir, não pelo Telegram, que é nazista (onde ouvi esse discurso antes? – cuidado, PDF!).

E toda essa ensebação de politicamente correto era apenas um subterfúgio pra um controle maior e enfraquecimento cultural de um povo com gerações frágeis e sem lastro. Nós que sempre fomos escrotos com tudo fomos um dos últimos lugares onde toda esse tsunami de coliformes bateria, e agora com um auxílio estatal entramos com tudo no modo full-retard como tirávamos sarro dos bananas de fora (desculpem a comparação, ferindo o orgulho nacional), apenas reforçando a não-mais-teoria de conspiração para fragilizar civilizações inteiras.

Retrato de como as coisas andam lá fora.

Pra gringo ver

Mas hoje olhemos pra ‘Muricah, a terra da liberdade! Onde você não pode falar o que quiser e não agir como quiser, desde que não seja um comunista safado!

Com essa premissa o governador do estado de Montana, Greg Gianforte resolveu banir além do óbvio spyware TikTok (nesse caso não sou contra por motivos pessoais e lógicos) e tornar alvo de sua revolta contra a China tudo que é app de lá – WeChat, CapCut e cia. – também o app russo baseado em Dubai que os monarcas daqui tanto taxam como “nazista“: o Telegram.

Agora sua fúria de não poder controlar o que as pessoas querem do jeito dele fez com que a partir do dia 1º de junho, o Telegram também não possa ser acessadode maneira fácil né, como muitos usuários já descobriram 😉 – só que assim como o TikTok que já foi banido, a decisão só tem efeito em aparelhos e redes estatais, porque o cara é só um governador e por lá as pessoas costumam ter reações mais adversas quanto à imposição de certas imposições, o resto das pessoas poderão utilizar tranquilamente seus apps de preferência porque elas querem.

Os pequenos imperadores estão começando uma insurgência, pois estão perdendo o controle pra internet – essa ferramenta útil cheia de inutilidades – só que se revoltar também tem um grande efeito colateral: a desinformação. E nós sabemos muito bem o tanto de chacota que praticávamos com a gringaiada maluca falando borracha e que hoje é presente em território banânio com uma força quase tão grande quanto à deles. Mas não podemos fazer um povo deixar de ter opinião, podemos? Não podemos né? NÉ?

Mas tudo isso parece uma grande piada de mau gosto, que iremos esquecer logo após sairmos do teatro, pegarmos um autógrafo do Léo Lins, uma foto pro reels no Instagram. SQNM (Só Que Nunca Mais).

Fonte: The Verge

Author: Eric Mac Fadden